Hospital Yutaka Takeda promove corrida em prol da saúde

“O esporte é muito bom para todos!”, disse empolgado o autônomo Humberto Silva. Ele fez parte do grupo de 130 pessoas que acordaram cedo neste domingo (8/4) para participarem da corrida em prol da saúde, promovida pela Pró-Saúde, por meio do Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA). A ação foi realizada para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, comemorados em 6 e 7/4 respectivamente.

Humberto, que foi o primeiro a fazer todo o percurso de cinco quilômetros e duzentos metros em 18 minutos, frisou que a atividade física proporciona a inclusão de pessoas, além do bem-estar físico e mental. “O esporte ajuda a tirar as pessoas da dependência química. Ele é bom em todos os aspectos”, disse.

Contente por conseguir realizar o percurso com bastante êxito, o autônomo Pedro Saraiva, que é cadeirante, relatou sobre a sua satisfação em correr. “Eu gosto muito de correr, é um prazer para mim. A gente só ganha saúde. Acompanho há um ano o grupo de corredores de Parauapebas correndo pelo estado. Se eu conseguir apoio, quero correr na São Silvestre”, contou Pedro.

Para o inspetor de manutenção, Carlos Alberto Rodrigues, a programação foi de grande valia, porque incentiva a comunidade a ter hábitos mais saudáveis, como praticar atividade física e realizar exames. “Esse tipo de iniciativa tem tudo para colaborar com a saúde das pessoas. Quem veio trouxe uma energia muito boa. Valeu a pena acordar cedo no domingo”, afirmou Carlos.

Para a professora de Educação física da Pró-Saúde no HYT, Ana Toledo, além de celebrar as datas, a ação teve o intuito de sensibilizar as pessoas a terem um hábito de vida mais saudável por meio da prática de exercícios físicos, que proporcionam benefícios físicos e mentais. “A atividade física diminui o estresse, aumenta a autoestima, ajuda a combater a depressão e a ansiedade, e na diminuição do risco de patologias como hipertensão e diabetes. Além disso, ainda tem a percepção corporal, quando a pessoa consegue aumentar a musculatura ou diminuir peso. A maior importância mesmo é cuidar do nosso maior patrimônio, que é a nossa saúde”, disse Ana, que ficou muito satisfeita com a programação, que foi estendida ao público dos outros bairros de Parauapebas, além da Serra dos Carajás. “Tivemos uma ótima adesão dos corredores de outros bairros”, comentou.

Segundo o diretor-geral do HYT, Flávio Marconsini, a unidade sempre se preocupa em desenvolver ações de promoção à saúde para a comunidade. “Sempre que temos a oportunidade de trabalhar a saúde de forma preventiva, fazemos, como é o caso do programa de qualidade de vida ‘Carajás com Saúde’, que é ofertado gratuitamente para a comunidade local. Ele incentiva a prática da atividade envolvendo a modalidade de corrida também. Além disso, temos as ações educativas e de orientações que realizamos ao longo do ano e que auxiliam na questão da prevenção”, relatou Flávio.

 

Carajás com Saúde

De segunda a sexta-feira, a praça da Rua Jarí é o ponto de encontro dos moradores do núcleo para suas atividades físicas. Eles são acompanhados por uma educadora física, que pertence ao programa “Carajás com Saúde”, promovido gratuitamente pela Pró-Saúde, por meio do Hospital Yutaka Takeda.

Os horários do programa são 18h30 e 19h30. Além disso, o “Carajás com Saúde” conta ainda com atividades específicas para mulheres grávidas, que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 17h30. Atualmente o programa conta com 140 participantes ativos.

Sobre o hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído há 32 anos pela mineradora Vale e dispõe de 21 especialidades médicas que podem ser agendadas pelo telefone (94) 3352-4600, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para saber mais sobre os serviços que a unidade oferta, basta acessar o site: www.yutakatakeda.com.br.

A estrutura da hospital contempla um centro cirúrgico, três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós anestésica. Além de contar com acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e 02 leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 40 leitos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde