Hospital São Lucas utiliza material reciclável na decoração de Natal

Uma atitude sustentável: restos de madeira, canos, jornais e rolinhos de papel higiênico fizeram parte da decoração de Natal do Hospital Estadual São Lucas, em Vitória. A ornamentação natalina é uma iniciativa do setor de Sustentabilidade na Saúde, em parceria com a Terapia Ocupacional da unidade, que desde o início do mês de dezembro tem se dedicado a humanizar o ambiente do hospital. 

“A ideia agradou a todos. Não foi difícil decorar os ambientes, pois utilizamos materiais disponibilizados no hospital e o resultado foi maravilhoso”, destacou a assistente administrativo e responsável pelo setor de Sustentabilidade, Nanndara Alves Nonato. 

A cuidadora de idosos, Eva Gonçalves Ribeiro, fez questão de registrar com seu celular os espaços decorados do hospital. Ela conta que nas horas vagas tem o hábito de utilizar materiais descartáveis para fazer tapetes, luminárias para decorar sua casa e obter uma renda extra.  “Um simples material reciclável pode embelezar qualquer lugar. Em um hospital, é a primeira vez que vejo. O trabalho ficou maravilhoso”, disse a cuidadora. 

A decoração com o material reciclável, segundo a terapeuta ocupacional do hospital, Synara Sampaio Novais, foi realizada nas recepções e área administrativa da unidade. No estar dos pacientes e acompanhantes, os enfeites de Natal ficaram no teto e janelas.  

O novo São Lucas

Referência no atendimento de trauma, a unidade é administrada pela Pró-Saúde desde 18 de dezembro de 2015, por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado do Espírito Santo, via Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que mantém a unidade.

São 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 leitos de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria e ambulatório de especialidades cirúrgicas. O hospital conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar atuante na internação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde