Hospital São Lucas usa fumaça artificial em simulado anti-incêndio

O Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, realizou nesta sexta-feira, 1º de setembro, o segundo simulado de emergência. A atividade buscou preparar a equipe de colaboradores para atuar em casos de acidentes com lesões corporais e incêndio predial.

Para as cenas ficarem mais próximas da realidade, uma máquina produziu fumaça artificial, e um sinalizador e plásticos, simbolizaram o fogo. O treinamento faz parte do Plano de Atendimento de Emergência e Abandono.

As cenas aconteceram em um quarto de enfermaria no segundo andar do hospital. A simulação começou às 9h45, com um curto circuito próximo a um leito de paciente. Nas cenas interpretadas pelos profissionais do hospital, um paciente em estado grave sofreu queimaduras por todo corpo, e outras duas pessoas foram socorridas devido a desmaio e escoriações.

Como parte do treinamento, os brigadistas tinham a função de combater o incêndio e transferir as vítimas para um local mais seguro, onde seria feita a classificação de risco, realizado os primeiros socorros.

O coordenador da Brigada de Incêndio do hospital e técnico em segurança do trabalho, Silas Vieira Hand, explicou que o segundo simulado foi realizado em um local movimentado, com objetivo de mapear o nível de dificuldade, em situações que podem envolver um grande número de pacientes, acompanhantes e colaboradores.

“O simulado reforçou o conhecimento junto aos participantes e, na prática, contribuiu para que em uma situação real, todos estejam preparados para agir com segurança”, finalizou.

No Hospital Estadual São Lucas, 58 profissionais fazem parte da turma de brigadistas. No simulado, a equipe contou com a supervisão e a colaboração de dois profissionais do Corpo de Bombeiros.

Mantido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde dezembro de 2015, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde