Hospital Regional de Santarém promove workshop sobre uso de cateteres

O 28º workshop do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), abordou as Novas tecnologias aplicadas à terapia infusional. O evento foi organizado pelo Time Cuidador de Cateter da instituição e contou com sete palestras. Cateter é um instrumento, em forma de tubo, inserido em veias profundas e de maior circunferência para facilitar a administração de medicamentos e a retirada de sangue para exames, sendo necessário, principalmente, para a realização de hemodiálise e quimioterapia, já que os tratamentos são fortes e agridem as veias dos braços.

Este é o quarto ano em que a unidade realiza workshop com temas voltados para o uso de cateter. Nós buscamos apresentar temas inovadores para contribuir com a melhora do nosso processo assistencial dentro do Hospital Regional. Este ano, nós abordamos as ‘Novas tecnologias aplicadas à terapia infusional’, já que nós tivemos inovação com um novo aparelho de ultrassonografia para ser utilizado no momento em que vai passar o cateter venoso central de inserção periférica de longa permanência, explica a presidente do Time Cuidador de Cateter, enfermeira Lia Mara Diniz.

O enfermeiro especializado em Terapia Intensiva e Emergência, César Augusto Amaro, comandou duas palestras. É de fundamental importância, tanto para os profissionais da Enfermagem, quanto para os profissionais médicos, estarem ligados às novas tecnologias proporcionando cada vez um melhor atendimento e qualidade aos pacientes. O tema está ligado ao que existe de melhor, de acesso vascular, no mundo, diz.

O evento foi realizado, na última semana, no auditório do HRBA – unidade pública de saúde, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde