Hospital Regional de Marabá realiza treinamento sobre lesões de pele

Nesta segunda-feira, 10/7, colaboradores do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), participaram de um treinamento sobre classificação de feridas. As orientações foram repassadas pelos enfermeiros Marqueyd Barros e Rosilene Amorim, integrantes da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas (CPTF). 

Composto por enfermeiros, nutricionistas, médicos e farmacêuticos, o órgão é responsável pelo acompanhamento de pacientes que apresentam feridas mais complexas, orientando a equipe assistencial sobre a conduta a ser adotada caso a caso, a fim de promover a recuperação desses pacientes. 

Durante o treinamento, os enfermeiros abordaram os tipos de lesões de pele mais comuns em pacientes atendidos na unidade, como queimaduras e feridas provocadas por acidentes automobilísticos. A demonstração contou com o apoio de estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana, que  utilizaram maquiagem para simular os aspectos das lesões no próprio braço e em mãos de gesso. 

Protocolos

Pública e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a unidade adota duas importantes ferramentas para evitar e tratar lesões de pele. São elas: o Protocolo de Prevenção e Manutenção da Integridade da Pele e o Protocolo de Prevenção de Lesões por Pressão.                               

O primeiro é direcionado a pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e, o segundo, a todos os usuários admitidos na instituição. Os dois protocolos visam evitar o aparecimento de lesões por pressão, popularmente conhecidas como escaras.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde