Hospital Regional de Marabá realiza mais de 300 atendimentos no bairro Amapá

A saúde de Janete de Souza Santos, de 49 anos, tem inspirado cuidados desde o aparecimento de uma bolha amarela na perna direita há alguns meses. Depois de uma internação e passagem por vários médicos, a ajudante de cozinha decidiu ouvir a opinião de mais um especialista. Ela aproveitou uma ação do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), no bairro Amapá, no núcleo Cidade Nova, para receber o atendimento perto de casa. 

'Não posso andar muito porque sinto cansaço e dor. Então, ter atendimento a uns metros de casa facilitou bastante. Esse serviço poderia acontecer mais vezes no nosso bairro porque nem sempre conseguimos ir até o postinho de saúde', afirmou Janete. 

Na 12ª edição do projeto 'Hospital Regional Amigo da Comunidade', iniciativa que leva serviços de saúde a comunidades em situação de vulnerabilidade, o Hospital Regional de Marabá realizou mais de 300 atendimentos, entre consultas médicas, avaliação de enfermagem, teste de glicemia capilar e aferição de pressão. A sede da Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente (Funcad), onde ocorreu a ação, ficou lotada de famílias em busca de atendimento, algumas delas numerosas, como foi o caso do repositor desempregado, Charlean Gomes, que levou os três filhos para consultar com a pediatra. 'Sair com três crianças a pé, no sol, não é fácil. Então, se é no nosso bairro o atendimento, dá gosto esperar', disse o usuário. 

Segundo a coordenadora de Humanização do Hospital Regional de Marabá, Caroline Nogueira, o projeto ajuda a aproximar a unidade da comunidade. 'Essa iniciativa é realizada desde 2013 com o objetivo de facilitar o acesso ao serviço e aproximar a unidade do usuário do Sistema Único de Saúde, orientando sobre um estilo de vida saudável e levando atendimento de saúde. Para isso contamos com parcerias, porque sabemos que, juntos, podemos fazer mais', argumentou a colaboradora. 

Uma das instituições parceiras a que ela se referiu foi a Universidade do Estado do Pará, que disponibilizou uma professora e estudantes do curso de Medicina para participarem do atendimento. No consultório da Pediatria, as consultas foram coordenadas pela professora Cláudia Bueno. 'São importantes iniciativas como essa, entre a Uepa e o hospital, para poder trazer atendimento onde há carência de determinadas especialidades. Em Marabá, há poucos pediatras, por exemplo', comentou a médica.  

Além do apoio da Uepa, a 12ª edição do projeto 'Hospital Regional Amigo da Comunidade' também contou com a parceria da Faculdade Metropolitana e do Centro Técnico Profissionalizante. 

Público e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Sudeste do Pará realiza outras ações extramuros ao longo do ano, como o projeto 'Saúde nas Escolas' e o programa 'Direção Viva: Você Consciente, Trânsito mais Seguro!'.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of