Hospital Regional de Marabá orienta sobre prevenção de doenças

Alimentação balanceada, atividade física regular, higiene e informação são essenciais para prevenir de doenças e ter qualidade de vida. Para orientar a população a respeito, ao longo do mês, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, promoveu uma série de bate-papos sobre saúde. Um deles aconteceu na sexta-feira passada, 18/8, na clínica 'Espaço Saúde – ReHabilitando Vidas', onde portadores de deficiência participam de um curso preparatório para inserção no mercado de trabalho. 

O grupo foi orientado pela supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HRSP, Daiane Freitas, sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). 

A maranhense Elisabete Almeida, de 43 anos, estava de ouvidos e olhos atentos. Aproveitando para esclarecer dúvidas com a enfermeira, ela comentou sobre a importância de incluir o assunto na programação do curso. 'Foi esclarecedor. Gostei muito, porque a gente precisa dessas informações para se prevenir. E, para trabalhar bem, precisamos estar com saúde', afirmou Elisabete. 

Para a terapeuta ocupacional Sarah Santos, responsável pelo curso, a parceria com o Hospital Regional de Marabá contribui para a promoção da saúde desses profissionais. 'Dentro do curso, trabalhamos aspectos educacionais e terapêuticos, para ajudar no processo de inclusão no mercado de trabalho. A saúde ocupacional é uma das abordagens e está relacionada à qualidade de vida do profissional', comentou Sarah. 

Orientações 

Na próxima semana, o Hospital Regional de Marabá – unidade pública gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) – realizará outras palestras educativas, dessa vez para usuários ambulatoriais e pacientes internados. Na segunda-feira, 28/8, o assunto será os efeitos do tabagismo no organismo e, na terça-feira, 29/9, a importância da atividade física. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde