Hospital Regional de Marabá incentiva a leitura como parte do tratamento de pacientes

Nesta quinta-feira, 28/9, um carrinho repleto de livros passou a circular pelas enfermarias do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA). A iniciativa tem o objetivo de reduzir o estresse e a ansiedade no ambiente hospitalar a partir do incentivo à leitura. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira e atenderá usuários e acompanhantes. 

A camareira Ana Maria Pinheiro, de 40 anos, foi a primeira leitora da biblioteca itinerante do hospital. Para ajudar a passar o tempo, ela pediu um romance. 'Eu gosto de ler, principalmente a Bíblia. Para nós, pacientes, a leitura vai ser muito boa porque, quando a gente lê, esquece a situação que está vivendo', argumentou a usuária. 

A biblioteca itinerante dispõe de mais de 200 títulos, a maioria deles arrecadados em uma campanha realizada pelo programa de voluntariado da empresa Vale. Antes de serem disponibilizados aos usuários, eles foram encapados para facilitar a limpeza do material antes de serem entregues a um novo leitor. 

A coordenadora de Humanização do HRSP, Caroline Nogueira, comenta sobre a importância da biblioterapia no tratamento dos pacientes. 'A leitura é capaz de fazer com que o paciente, por um momento, esqueça a doença e as preocupações que acompanham o processo de internação. Assim, quando ele mergulha naquela história, também se torna mais positivo, menos estressado e, consequentemente, colabora mais com o próprio tratamento. Portanto, essa é uma forma de humanizar o atendimento ao nosso usuário', disse ela. 

No Pará, esta é a segunda biblioteca itinerante implantada pela gestora da unidade, a  Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em hospitais regionais. A primeira foi em Santarém. Geridos pela entidade sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Regional de Santarém e o de Marabá, ambos os hospitais utilizam da contação de histórias para beneficiar pacientes e acompanhantes com dificuldade de leitura.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde