Hospital Regional de Marabá homenageia voluntários

No Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), o movimento nas enfermarias vai além de profissionais da assistência. Os pacientes também recebem cuidado especial dos integrantes do Programa de Voluntariado, por meio de atividades como musicoterapia e risoterapia. Neste mês, a unidade quis retribuir a dedicação dessas pessoas e homenageá-las durante a II Convenção dos Voluntários. 

Durante a programação, os participantes receberam cartas e assistiram a depoimentos de pacientes, acompanhantes e colaboradores gratos pelo tempo que os voluntários dedicam à atividade na unidade. 

A pedagoga Driele da Silva ficou emocionada com a homenagem. Ela é uma das voluntárias que ajudam as crianças que ficam internadas por um longo período a não perderem o conteúdo da escola. 'Eu quero agradecer pela oportunidade de ser voluntária. Quando estava na universidade, eu fui para um congresso que falava sobre escolarização dentro de hospitais. E eu, apaixonada que sou pela minha profissão, fiquei mais ainda ao saber que poderia ensinar alguém dentro de uma peculiaridade, que é estar dentro de um hospital. Eu estou realizando um sonho e o Hospital Regional possibilitando isso', disse a voluntária. 

Para o diretor-geral da unidade, Valdemir Girato, a dedicação dos voluntários faz a diferença no atendimento aos usuários. 'Quando atendemos um paciente, precisamos vê-lo como um todo, ou seja, o lado físico, o emocional, o social e o espiritual. E as ações de vocês aqui dentro fazem parte do nosso atendimento humanizado. O 'bom dia' e o sorriso que dão fazem toda a diferença', disse o gestor. 

A paciente Jaqueline Rodrigues confirmou que a alegria transmitida pelos grupos ajudou no seu processo de recuperação. 'Eu quero agradecer à equipe do Regional e a todos os voluntários porque eu entrei aqui em uma situação instável e hoje, graças a Deus, estou 90% recuperada. Sou muito feliz por eles terem me animado. Um dia eu também serei voluntária e quero fazer o curso técnico de enfermagem e trabalhar no Regional', adiantou Jaqueline, no dia em que recebeu alta, animada com novos sonhos. 

Quer ser voluntário?

O Programa de Voluntário da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade que administra a unidade sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), está de portas abertas para aqueles que desejam fazer parte do grupo. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail humanizacao@hrspprosaude.org.br ou pelo telefone (94) 3323-5252. 

Atualmente, o Hospital Regional de Marabá conta com voluntários de musicoterapia, risoterapia, embelezamento, ginástica laboral, artesanato, assistência religiosa e educação, dentre outras áreas. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde