Hospital Regional de Altamira presta homenagem às mães

Em comemoração ao Dia das Mães e em reconhecimento às colaboradoras que empregam esforços e dedicação às suas famílias, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) agendou uma programação especial, iniciada na quarta-feira, 10/5, na unidade de saúde. As mães internadas no hospital e as acompanhantes foram lembradas no evento.

As homenagens contaram com um café da manhã e um vídeo em lembrança à data, além de entrega de cartões comemorativos e apresentação de um show de música ao vivo, no auditório do hospital. O auxiliar de limpeza da unidade, Luís Costa, mais conhecido como “Elikson do Youtube”,  usou voz e violão para levar alegria para as colaboradoras e usuárias. “É minha oportunidade de fazer cada uma feliz. Elas cobram para que, mesmo quando termine o evento, eu passe no quarto e toque uma última canção”, diverte-se.

Para a técnica de Enfermagem Sandra Mendonça, de 36 anos, o hospital conseguiu traduzir muito bem a importância do Dia das Mães.“Estava tudo maravilhoso. A gente vê que não esquecem da gente e estão sempre atentos. Ser mãe é muito disso. Precisamos valorizar nossas mães”, enfatizou.

A iniciativa é do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Regional de Altamira. Segundo a terapeuta ocupacional Rafaela Rizzi, vice-presidente do grupo, a ação promove também a integração da equipe. “É a nossa forma de demonstrar carinho e gratidão pela dedicação e trabalho realizado. Uma ação que envolve sentimentos bons e influencia na união de todos”, ressaltou.   

Uma mamãe especial

Entre as mães homenageadas pelo HRPT, uma embargava a voz enquanto buscava na memória as lembranças mais pertinentes para contar. Elaine Costa, de 43 anos, carrega a dor de ter tido quatro irmãos assassinados. Hoje ela é mãe de três filhos biológicos e de outros 17 do coração.

A filha mais nova de Eliane tem três anos e se uniu à família quando ainda mamava. “Tenho filho de tudo que é idade e tudo que é cor. Me emociono ao falar deles. Mas só pelo fato de ouvir que me amam já acho que estou no caminho certo”, relembra a auxiliar de higiene e limpeza.

Eliane ficou bastante agradecida no momento da celebração do hospital. “Me sinto honrada pela lembrança. Os colegas daqui são também minha família. São os únicos adultos que eu converso. Deus me preparou para ser mãe”.

O diretor-geral do hospital, Edson Primo, ressalta que o Dia das Mães é uma data muito especial, que merece ser comemorada sempre com muito zelo. “Jamais deixaríamos de homenagear as mães colaboradoras, usuárias e acompanhantes. Gostaria de parabenizar todas as mães da família HRPT”. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde