Hospital Regional de Altamira é destaque em Congresso de Cirurgia Vascular

O trabalho do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste do Pará, tem ecoado Brasil afora. Na primeira quinzena deste mês de outubro, a unidade foi um dos destaques do 42º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular, que foi realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, e reuniu grandes nomes nacionais e internacionais da área.

O HRPT enviou cinco trabalhos, que foram aceitos e apresentados durante o Congresso, na categoria Tema Livre. Foram dois relatos de casos raros tratados na unidade: um tumor que apareceu em região vascular e outro sobre uma fístula – que é um canal criado cirurgicamente – feita em um local não comum para o acesso da hemodiálise. Os outros três trabalhos foram análises de causas de problemas vasculares recorrentes no hospital.

“Os trabalhos foram muito elogiados e conseguimos levar o nome do HRPT a um contexto nacional mais uma vez. É importante que a gente consiga chamar atenção das pessoas para a saúde de qualidade que é ofertada em Altamira, mostrar que aqui, no interior do Pará, nós estamos preocupados com a saúde e com o constante aperfeiçoamento”, destaca o cirurgião vascular Renan Rocha, que representou o Hospital Regional de Altamira durante o Congresso.

Ainda de acordo com o médico, a produção dos trabalhos e a experiência no evento serão de grande importância para o crescimento do trabalho na unidade. “As três análises foram muito importantes porque traçamos perfis recorrentes dos nossos pacientes. Isso nos ajuda a estabelecer os tratamentos mais adequados para cada caso”, explica.

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde sua inauguração, em 2006, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional Público da Transamazônica é referência em cirurgias de média e alta complexidades na região de Integração do Xingu, prestando atendimento aos cerca de 600 mil habitantes dos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

Além de Cirurgia Vascular, a unidade também oferta procedimentos de outras especialidades, como Cirurgia Geral, Neurocirurgia e Cirurgia Pediátrica. O HRPT também é o único hospital a possuir o serviço de Hemodiálise na região. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde