Hospital Regional de Altamira abraça comunidade em ‘Ação do Bem’

Neste final de semana, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste do Pará, ganhou um novo endereço, pelo menos por algumas horas. Uma equipe do HRPT visitou o Reassentamento Urbano Coletivo Casa Nova e promoveu uma manhã alegre no barracão comunitário local. Idosos, jovens, adultos e, principalmente, crianças se divertiram e aprenderam com a iniciativa, que faz parte das “50 Ações do Bem” promovidas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora da unidade sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

 Foram várias atividades ofertadas durante a ação, intitulada “HRPT na Comunidade”. Houve verificação de pressão arterial e glicemia capilar; orientação nutricional; palestra de assistência social; palestra de trânsito para as crianças, por meio do programa “Direção Viva”; além de aulas de dança ministradas pela professora de Educação Física, Tatiane Pantaleão, que foi parceira do projeto; e a animação das personagens infantis Myca e Pipa, criadas e interpretadas por colaboradoras do hospital.

O objetivo foi levar ações de saúde à localidade, que ainda não possui uma unidade básica, além de promover orientações para a melhora da qualidade de vida dos moradores e animar a manhã com muita música e dança. “Para nós, foi muito gratificante. A gente levar um pouco do que fazemos aqui, tentar diminuir as carências dos moradores, faz parte do nosso compromisso social. Esse foi o nosso primeiro evento na comunidade e tivemos uma receptividade muito grande. As pessoas vinham falar conosco e nós pretendemos fazer mais edições no Casa Nova e também em outras localidades, contribuindo com o que temos de melhor, que é o atendimento”, destaca o diretor-geral do HRPT, Edson Primo.

Quem participou, aprovou a iniciativa. “Eu quero agradecer bastante e dizer que é muito importante um evento como esse para o nosso bairro. Temos uma população carente, é uma área mais isolada, e uma programação assim anima a todos. Eu estou muito feliz e acredito que deveria haver ações assim sempre”, afirma o presidente do bairro Casa Nova, Pedro Monteiro de Sousa.

“Direção Viva” para os pequenos

Com um público predominantemente infantil, o Hospital Regional decidiu levar uma palestra de trânsito aos pequenos moradores. A partir do programa “Direção Viva: você consciente, trânsito mais seguro”, foi formada uma roda de conversa sobre os cuidados no trânsito e o que as crianças precisam estar atentas.

A importância do uso do cinto de segurança e do capacete; atravessar a rua pela faixa de pedestre e olhando para os dois lados; e a sinalização semafórica e suas cores foram os temas abordados com o público infantil, numa faixa etária de cinco a oito anos. “Foi um momento muito especial porque as crianças se envolveram, houve uma interação. Não foi uma palestra, foi uma conversa”, explica a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do HRPT, Bruna Jacomel, que realizou a atividade com os pequenos.

A ideia é que as crianças virem disseminadoras da informação e possam influenciar os pais e toda a família. “Se a gente quer mudar o futuro, temos que começar com as crianças. Foi muito interessante porque conversamos com elas sobre o trânsito, para que orientassem os pais, já que os acidentes são casos que mais nos geram pacientes na unidade”, ressalta Edson Primo.

O programa ‘‘Direção Viva’’ é um projeto contínuo que ocorre em todas as unidades de saúde públicas no Pará, gerenciadas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. A iniciativa consiste em promover ações de educação em saúde voltadas à conscientização sobre sequelas oriundas de traumas por acidentes de trânsito. O grande objetivo é disseminar a informação sobre o impacto dos acidentes de trânsito na sociedade, além de formar multiplicadores no processo de combate à insegurança no trânsito.

Ações do Bem

O “HRPT na Comunidade” foi a segunda “Ação do Bem” promovida pelo Hospital Regional Público da Transamazônica, unidade gerenciada pela Pró-Saúde desde a inauguração, em 2006, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Em 2017, a Pró-Saúde completa 50 anos. Para comemorar, as unidades gerenciadas pela unidade promoverão 50 iniciativas sociais e de prestação de serviços envolvendo as comunidades. O HRPT ainda deve promover mais uma “Ação do Bem” este ano.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde