Hospital Oncológico Infantil é recomendado à manutenção de Certificação ONA 2

Referência para o diagnóstico e tratamento especializado do câncer em crianças e adolescentes na região Norte, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, recebeu nesta sexta-feira, 22/3, mais um importante reconhecimento pelo trabalho que vem desenvolvendo: a recomendação para manutenção do certificado ONA 2 – Acreditado Pleno.

A certificação faz parte de um sistema de avaliação desenvolvido pela Organização Nacional de Acreditação, instituição que busca de promover a melhoria na assistência e a segurança do paciente com base em manuais e diretrizes utilizadas pela Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS.

“Cada visita que recebemos é um aprendizado que fica para nossa busca constante pela melhoria na assistência, sempre com qualidade e segurança ao paciente”, explica Alba Muniz, diretora do Hospital Oncológico Infantil, o único da rede pública de saúde do país, com atendimento voltado exclusivamente para o tratamento do câncer infantojuvenil com a certificação ONA 2.

A dona de casa Raimunda Reis, há cinco meses, acompanha o filho Wallace em uma nova internação no Hospital Oncológico Infantil. Ela conta como superou o medo pela segurança no tratamento do filho. “O Wallace é uma criança muito ativa, então quando veio a confirmação de câncer, é claro que levamos um susto. Mas desde os primeiros dias, sempre tem alguém para conversar e explicar cada etapa do tratamento. Hoje, mesmo nos dias mais difíceis, ele faz festa para tudo”, conta a mãe.

Etapa obrigatória para instituições que buscam o nível máximo de acreditação – ONA 3, a manutenção da ONA 2 pelo Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), vem em menos de um ano após a auditoria de certificação. “Toda a dedicação que tivemos nesse intervalo será aplicada no atendimento às orientações deixadas para a melhoria dos nossos processos, até alcançarmos a ONA 3, que é nosso objetivo”, destacou o Fábio Machado, Diretor Administrativo e Financeiro do Hospital.

Unidades certificadas

Além do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, outras oito unidades públicas de saúde do Pará possuem certificações junto à ONA, sendo quatro delas também administradas pela Pró-Saúde: o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência – ONA 1, o Hospital Público Estadual Galileu – ONA 2, o Hospital Regional do Baixo Amazonas e o Hospital Regional Público da Transamazônica, ambos com a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, reconhecimento máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde