Hospital Municipal recebe videoconferência e passa a ser um centro de formação profissional

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebeu, na quinta-feira (06/07), uma videoconferência, com objetivos científico e educacional, de cirurgia de hérnia. A iniciativa, que faz parte da reativação da Delegacia Regional de Mogi das Cruzes, “Clube Benedicto Montenegro” — Capítulo São Paulo, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), contou com a presença de representantes de unidades de saúde de toda a região do Alto Tietê, tanto do serviço público quanto do privado. Esta foi a primeira vez que uma Unidade do Sistema Integrado de Saúde (SIS), da Prefeitura de Mogi das Cruzes, recebeu uma atividade de qualificação dos profissionais de medicina.

A videoconferência foi parte da programação da “Atualização em Cirurgia de Hérnias”, primeira ação da Delegacia do CBC de Mogi. Ela foi realizada no auditório do Hospital Municipal. A cirurgia ao vivo, no Centro Cirúrgico do HMMC, foi feita pelos médicos Paulo Maurício Chagas Bruno, vice-mestre do Capítulo de São Paulo do CBC e coordenador do “Clube Benedicto Montenegro” no Estado, e Rodrigo Biscuola Garcia, membro do CBC. Chagas Bruno também apresentou a palestra sobre “Hérnia Inguinal Incisional”, assim como Garcia, que falou sobre “Hérnia Inguinal Pré-Peritoneal, Transperitoneal”.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, elogiou a iniciativa e destacou a importância da videoconferência para a qualificação dos serviços prestados na cidade. “Este é mais um importante avanço do Hospital Municipal, agora atuando também como um centro de formação profissional, o que certamente se reverterá em benefícios aos nossos pacientes”, disse ele, que fez questão de cumprimentar o médico Luiz Antônio Coelho Filho, empossado como novo delegado do CBC em Mogi.

Coelho Filho foi empossado durante sessão solene realizada na noite desta quinta-feira, no Buffet Château Ma Vie, no Jardim Aracy. Durante a cerimônia, além da apresentação do novo delegado, que também é coordenador da equipe de cirurgia-geral do HMMC, ocorreu a posse de novos membros aspirantes do CBC, ligados à Delegacia Regional.

O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, ressaltou que o fato de o Hospital Municipal receber um evento deste porte, demonstra que a escolha por priorizar a saúde em Mogi foi acertada. “Este curso de qualificação é resultado de todo trabalho e investimento feito no Hospital, desde a construção até a gestão”, disse. “A parceria com o CBC será importantíssima para oferecermos aos médicos da cidade e região uma educação continuada”, afirmou.

O ex-prefeito Marco Bertaiolli esteve presente na abertura da programação teórica do curso de atualização em hérnia e afirmou que o HMMC passa a ser referência não apenas no atendimento de pacientes, mas na capacitação de médicos. “Quando iniciamos o projeto de construção deste hospital muitos diziam que o difícil não seria levantar o prédio, mas, sim, administrar a unidade. Três anos depois, graças ao trabalho árduo e exemplar da Secretaria Municipal de Saúde, chegamos ao patamar de receber um curso de atualização do Colégio Brasileiro de Cirurgiões”, ressaltou.

“Mogi e o Alto Tietê entram em uma nova fase de atualização e reciclagem dos residentes e dos cirurgiões. Oferecermos a possibilidade de uma melhoria contínua”, afirmou o novo delegado do CBC em Mogi, Coelho Filho.

O diretor-clínico do Hospital das Clínicas “Luzia de Pinho Melo”, Luiz Carlos Viana, frisou que, com o CBC na cidade e as parcerias que serão realizadas, como a feita com o HMMC, os médicos cirurgiões poderão apreender e aplicar novas técnicas.

Já o médico Robson Teixeira, coordenador dos cirurgiões do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos “Dr. Osiris Florindo Coelho”, avaliou que a sociedade cirúrgica do Alto Tietê passa a ter à disposição cursos de atualizações e reciclagem que possibilitarão um melhor atendimento aos moradores da região. “Parabéns ao Hospital Municipal que deu o pontapé para esta nova fase de qualificação dos médicos”, disse.

Também estiveram presentes ao evento o diretor técnico do Hospital Municipal, Gustavo Cuck; o vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho; o coordenador das cirurgias do Hospital Santana, Thiago Pires; o diretor do Hospital Biocor, Robson Bot; e o delegado do Conselho Regional de Medicina (CRM), Danilo Ennes.

Mantido pela Prefeitura, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde