Hospital Materno-Infantil de Barcarena realizará mais um mutirão de mamografia neste final de semana

Ação seguirá atendendo mulheres residentes no município de Cametá e São Domingos do Capim até o final do mês de abril

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), gerenciado pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar, seguirá realizando o mutirão de mamografia em mulheres residentes no município de Cametá, aos sábados do mês de abril. A ação teve início no último dia 6 e está confirmada para este sábado do feriado, dia 20. Na sexta-feira do dia 26, o mutirão será voltado para as pacientes do município de São Domingos do Capim.

As ações são realizadas em parceria com as prefeituras de cada município, localizadas a uma distância com mais de 4 horas de barco e ônibus entre Cametá e São Domingos do Capim até Barcarena. Além dos exames, haverá palestra sobre o câncer de mama e a importância do autoexame para as mulheres.

“O exame de mamografia é um importante aliado na saúde da mulher. Ele é capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. Embora o autoexame seja importante, ele não garante o diagnóstico precoce da doença e com esta ação estamos facilitando o acesso de muitas mulheres a um exame essencial”, ressalta Stephanie Valdívia, diretora da unidade.

O exame é realizado com um aparelho de mamografia, onde a mama é comprimida de forma a oferecer imagens de alta qualidade. A compressão das mamas pode gerar um eventual desconforto, porém é necessária para que o exame seja efetivo. Entre 50 e 69 anos é o período indicado para que as mulheres realizem os exames de rastreamento, sendo encaminhado por profissionais enfermeiros ou médicos. Mulheres com faixa etária menor que 50 anos e que apresentem sintomas que vinculem a possibilidade de câncer de mama, deverão ter seu encaminhamento para o exame indicado por um profissional médico.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo e sua incidência aumenta em diferentes países. O Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima que no país, para cada ano do biênio 2018-2019, existam 59.700 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo) na mama, axilas ou pescoço; mudanças no aspecto da pele da mama; alterações no bico do peito ou saída espontânea de líquido dos mamilos. É importante ficar atenta à alterações suspeitas nas mamas e, caso identificar alguma alteração, procurar um médico.

O HMIB, inaugurado em setembro de 2018, atende mulheres gestantes e recém-nascidos, além de ser a principal referência em gestações de médio e alto risco para 11 municípios conhecidos na região do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, desde dezembro de 2017, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), e conta com 65 leitos, sendo dez de UTI Adulto, dez de UTI Neonatal, e dez de UCI Neonatal. Em um espaço de seis mil metros quadrados de área construída, existem consultórios, laboratórios de análises clínicas, raio-x, ultrassonografia e mamografia, além de bloco cirúrgico com três salas, e ambiente de recuperação pós-cirúrgico.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde