Hospital Galileu realiza exame preventivo do câncer de colo uterino

Como parte da programação da campanha “Outubro Rosa”, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), realizou durante os dias 13 e 14/10, a coleta do Preventivo do Câncer de Colo Uterino (PCCU), em colaboradoras, acompanhantes e visitantes dos usuários internados e em atendimento ambulatorial na unidade hospitalar.

Segundo Mileide Garcia da Silva, moradora do município de Curaçá, que há dois dias acompanha a mãe internada no hospital para uma cirurgia no braço, a realização do exame dentro do hospital foi uma iniciativa surpreendente. “Nunca tinha visto esse tipo de serviço ser ofertado ao acompanhante em nenhum outro hospital, confesso que é uma oportunidade única, e que fiquei muito feliz em poder realizar e de ter sido tão bem atendida” elogiou a usuária, que havia realizado o exame pela última vez há dois anos.

O exame também foi realizado em colaboradoras da unidade, que disponibilizaram cerca de 15 minutos do seu tempo para fazer a coleta e cuidar da saúde, como foi o caso da técnica de Enfermagem, Maria do Espirito Santo. “É muito bom para nós trabalhadores a comodidade de realizar um exame tão importante dentro do local de trabalho, nem sempre estamos com tempo livre para fazer nossos exames de rotina, mesmo sabendo o quão importante eles são” relata a técnica.

Segundo o diretor Geral do HPEG, Saulo Mengarda, mesmo não sendo perfil da unidade, as ações da campanha “Outubro Rosa” foram pensadas estrategicamente para serem realizadas como forma de promoção da saúde, bem como, para atingir o máximo de mulheres que circulam diariamente pela unidade. “Além das nossas colaboradoras, pensamos também em atingir todo público feminino que frequenta o hospital, dando-lhe a elas a oportunidade de cuidar um pouco de si, afinal, os casos de cânceres de mama e de colo uterino são os que mais atingem as mulheres” ressalta o diretor.

Programação

O hospital segue com a programação da campanha “Outubro Rosa” até o dia 26/10, com abordagens educativas na recepção do hospital; palestras contando histórias de superação a um câncer de mama, que será realizada no dia 18/10; apresentação teatral e dia de beleza, que acontecerão dia 26/10.

A programação está sendo desenvolvida pelas equipes do HPEG, em parceria com Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), que contribui com kits para realização dos exames preventivos do câncer de colo uterino (PCCU).

Unidade

O Hospital Público Estadual Galileu é uma unidade de retaguarda que realiza atendimento médico de baixa e de média complexidade em cardiologia, trauma-ortopedia e clínica médica. É mantido pelo Governo do Estado e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade tem o certificado da Organização Nacional de Acreditação ONA 1 – Acreditado.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde