Hospital Estadual de Urgência e Emergência desenvolve dinâmica para tratar de processos institucionais

A importância dos protocolos de segurança do paciente, o plano de abandono de área, o desenvolvimento do planejamento estratégico, as políticas institucionais e diretrizes da biossegurança, entre outros processos institucionais, estão sendo revistos pelos profissionais do Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, por meio do projeto Trilha da Segurança.

O projeto foi criado em parceria com vários setores do hospital e sua funcionalidade é reforçar a importância dos processos de segurança do paciente e dos profissionais que atuam na unidade hospitalar. A ideia consiste em ir até o colaborador e desenvolver perguntas e respostas, utilizando como ferramenta uma roleta giratória.“Para tornar a dinâmica mais participativa, foi produzida uma roleta utilizando materiais reaproveitados. Na roleta, constam os temas que são tratados durante o ano no hospital, ligados à missão e visão, além dos protocolos de segurança implantados na instituição”, explicou Cleide Costa, enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente.

Segundo a enfermeira, a atividade itinerante aplicada nas áreas administrativa e assistencial vai até esta sexta-feira (31), mas a proposta é tornar a ação contínua.

“A ideia é seguir com o projeto, pois assuntos ligados à segurança dos pacientes e dos profissionais necessitam ser revistos constantemente. Entendemos que tudo aquilo que é estudado e revisto com frequência amplia o conhecimento e promove uma assistência mais segura e de qualidade para os usuários”, acrescentou a enfermeira.

De acordo com a auxiliar administrativa Yoene Rosse Loreiro, a atividade é mais uma ferramenta de aprimoramento dos processos. Ela, que atua na recepção do hospital, contou sobre a importância de desenvolver atividades que reforçam o comprometimento da instituição com a segurança do paciente. “Aprovei a ideia do projeto, pois foi uma metodologia de fácil compreensão, que permitiu tratar de assuntos que lidamos diariamente em nosso ambiente de trabalho”, contou.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of