Hospital de Urgência e Emergência: jovens voluntários intensificam sensibilização para doação de sangue

Vestidos de super-heróis, três jovens voluntários caminharam pelo Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), cantando uma paródia que chamava a atenção para a possibilidade de salvar vidas por meio da doação de sangue. “Seja herói, doe amor”, esse foi o tema da música criada pelos jovens para a ação, que aconteceu na sexta-feira (25), Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, com o objetivo de sensibilizar as pessoas.

Para instruir pacientes, visitantes e acompanhantes, a Agência Transfusional, setor responsável pelo armazenamento de sangue para os pacientes internados no hospital, em parceria com a Terapia Ocupacional, a Sustentabilidade e a Comunicação, distribuiu folhetos com orientações essenciais sobre doação de sangue.

Para a enfermeira Ana Claudia Ferraz, da Agência Transfusional, a iniciativa intensifica o trabalho que o hospital tem feito para incentivar os usuários a irem até o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes). “Todas as sextas-feiras, na Reunião de Acolhimento, falamos sobre a importância de doar sangue para os acompanhantes. Se cada um fizer a sua parte, os bancos de sangue estarão abastecidos”, destacou a enfermeira.

Francis de Souza, criador da paródia, tem 18 anos e ainda não doou sangue. Segundo ele, sua próxima ação voluntária é ir até o Hemoes. “Gosto muito de ajudar as pessoas e quero continuar fazendo a diferença”, revelou o jovem.

 

Quem pode doar sangue?

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O voluntário deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Locais de doações no Espírito Santo

• Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Telefone 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h.

• Unidade de Coleta à Distância da Serra

Telefone 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h.

• Hemocentro de Linhares

Telefone 3264-6000/ 3264-6019. Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

• Hemocentro Regional de Colatina

Telefone 3717-2801. Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

• Hemocentro Regional de São Mateus

Telefone 3767-7957. Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde