Hospital 5 de Outubro realiza simulado de abandono em caso de emergência

Colaboradores do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), passaram pelo primeiro simulado para evacuação da unidade, com ênfase nos blocos um, dois, três, quatro e cinco do hospital. A iniciativa visou assegurar uma estrutura segura, funcional e assistencial aos pacientes, familiares, profissionais e visitantes, de forma eficiente e eficaz, minimizando e/ou neutralizando os impactos gerados em caso de sinistro.

De forma prática, a atividade também teve o intuito de preparar os colaboradores para proceder em caso de emergência, quando é necessário o abandono do ambiente para manter a segurança e integridade física deles e de usuários.

Para o técnico em Segurança do Trabalho, Jairo Castro, esse tipo de iniciativa é extremamente importante. “Por meio do simulado de abandono temos uma ideia de como será em uma situação real. Além de tudo, esse tipo de simulação prepara as equipes para como agir em uma situação real de incêndio”, explicou.

Por meio do simulado, a equipe de brigadista atuou na ação de forma coordenada, monitorando se a área foi totalmente evacuada, além de checar todas as salas dos blocos para verificar se ficaram ocupantes.

Com a duração de cinco minutos, o treinamento aconteceu de forma satisfatória. Os colaboradores abandonaram a área de forma organizada, sem pânico, caminhado em fila indiana até o ponto de encontro da unidade. O jardineiro Wemerson Ribeiro parabenizou a condução da ação. “A aprendizagem foi muito boa, devido a boa organização dos líderes dos setores e a organização por parte dos brigadistas durante a evacuação dos colaboradores do HCO”, comentou Wemerson.

A ação foi conduzida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do hospital na última semana.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde