Hospital 5 de Outubro promove capacitação de avaliação interna para os colaboradores

Cerca de 23 profissionais de diversas áreas do Hospital 5 de Outubro (HCO), gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Canaã dos Carajás (PA), participam do curso de avaliadores internos. O propósito da ação é transformar os colaboradores em peças fundamentais para a melhoria dos processos de gestão que norteiam todas as atividades executadas na Unidade.

A coordenadora do Núcleo de Qualidade Corporativo da Pró-Saúde, Luciane Oliveira, que ministrou o curso, explicou que esse tipo de capacitação é voltado para os colaboradores que possuem o perfil adequado ao processo de visitação dentro do seu próprio Hospital, em áreas que não sejam a deles, e através desse trabalho buscar a melhoria dos processos e fazer um aprendizado organizacional adequado.

Como o Hospital passa por auditoria, Luciane relata que o treinamento é bastante oportuno para qualificar os profissionais. “Nós aplicamos uma prova ao final do treinamento de conhecimento teórico e durante a semana eles terão a possibilidade de elaborarem um relatório frente o que eles presenciaram na semana de avaliação, como isso juntaremos uma média de nota, no mínimo sete, e quem conseguir atingir a média receberá o certificado e será reconhecido como avaliador do Hospital 5 de Outubro”, disse a coordenadora.

Durante a programação, foram promovidas duas dinâmicas com metodologias vivenciais, para sedimentar os processos. A primeira mais abrangente foi baseada no manual da Organização Nacional de Acreditação (ONA), e a segunda fazendo o uso situações que promovessem ações e reações no ato de uma avaliação.

“Esse treinamento está sendo muito proveitoso, propicia o engajamento das equipes no processo de melhoria contínua e segurança do paciente”, declarou a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente Local (NQSP), Fernanda Gomes.

Sobre o HCO

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 22 leitos, sendo seis apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde