HEGV ganha o Projeto Mais Leitura, Mais Saúde

Ler um livro enquanto está internado em uma unidade hospitalar, este é o objetivo do projeto “Mais Leitura, Mais Saúde”, lançado neste mês de agosto, no Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ). Pacientes e acompanhantes podem escolher um livro durante a internação, tornando esse período mais confortável e acolhedor.

Os livros são divididos por gêneros, como por exemplo, romance, infantil, religioso e crônicas. Neste primeiro momento, o “Mais Leitura, Mais Saúde”, vai beneficiar os pacientes do setor de Ortopedia, mas a ideia é expandir este projeto para as demais enfermarias.

O vigilante Marco Aurélio da Silva Farias, de 48 anos, morador de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, foi um dos primeiros pacientes a conhecer a biblioteca itinerante do HEGV. Ele ficou muito surpreso quando foi abordado pela equipe do projeto e comentou sobre essa experiência. “Isso é muito importante para todo mundo que fica internado. Ocupar a mente, ler um livro, poder se distrair, o tempo passa mais rápido e o nosso dia fica mais agradável”, disse.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de humanização da SES, o “Mais Saúde, Mais Leitura” ajuda a tranquilizar o paciente, diminuindo a sensação de angústia e ansiedade durante a internação. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde