Grupo de voluntários do HU recebe novos integrantes

Nove pessoas participaram na manhã desta quarta-feira, 31/05, das atividades de capacitação para integrar o programa de voluntariado do Hospital Universitário (HU) de Jundiaí (SP). Patrícia Nivoloni, que é pedagoga e coordenadora do programa, ministrou o treinamento. “Este é um momento importante para quem deseja desenvolver a atividade em nossa instituição, permite entender o funcionamento do hospital, as normas e a filosofia do trabalho voluntário realizado no HU”, definiu.

Durante a capacitação, os voluntários aprendem sobre organização, comunicação, abordagem dos pacientes, biossegurança, luto, pedagogia hospitalar, estrutura de projetos, ferramentas de qualidade e conhecem a infraestrutura do hospital. Somente após este processo, além de entrevista, identificação e cadastro, é que o voluntário passa a desenvolver atividades nas dependências do HU. Cada voluntário pode dedicar até quatro horas semanais a esta tarefa. Os participantes desta capacitação estarão prontos para interagir com os pacientes a partir da próxima semana.

De acordo com Patrícia, cada voluntário tem a liberdade de desenvolver a atividade que mais lhe proporcione prazer, desde que esteja dentro da rotina hospitalar e que possa promover o bem-estar dos pacientes. “Alguns voluntários gostam de contar histórias, outros querem tocar um instrumento, uns preferem dar apoio espiritual, temos aqueles que se dedicam à organização da Brinquedoteca. Enfim, são muitas possibilidades com o intuito de oferecer apoio, orientação e calor humano aos pacientes. Temos muitas possibilidades para quem tem disposição em doar-se”, explicou.

Patrícia garante que é impossível não se apaixonar pelo trabalho voluntário. “Com toda certeza, a maior recompensa é o crescimento pessoal. Isso não tem preço. Faz você querer se dedicar mais e mais”, afirma. 

Para o HU, contar com voluntários para amparar e acolher pacientes, familiares e acompanhantes sempre foi um dos pilares que sustentam a missão de ajudar ao próximo. Por esta razão, o hospital faz questão de manter e apoiar o trabalho voluntário, que já existe há 12 anos, e reúne 200 pessoas.

A próxima capacitação de voluntários do HU ainda não tem data para ocorrer, mas os interessados podem fazer inscrição prévia pelo telefone (11) 99916-5319.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde