Dia do Médico: profissionais do Hospital São Lucas recebem homenagens

Nesta terça-feira (18) é comemorado o Dia do Médico, e para celebrar a data, os profissionais que trabalham no Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, foram homenageados com um café da manhã.

No encontro, enfermeiros e diretores agradeceram a dedicação e comprometimento dos médicos na assistência aos pacientes. “Sabemos da importância de cada de um de vocês, e no quanto atuam em benefício do paciente. Trabalhamos em equipe, e o resultado disso é um atendimento diário de qualidade”, destacou Simone Tosi, diretora técnica do hospital.

Para o cirurgião vascular, Antônio Augusto Barbosa de Menezes, o Dia do Médico é um momento de alegria e reflexão sobre o papel do profissional na vida das pessoas que buscam assistência. “É um exercício diário de paciência, humildade frente ao sentimento de compaixão, diante da dor que observamos no dia a dia”, pontuou.

O anestesista, André Carnevali, contou que certa vez, sua filha perguntou porque o pai trabalhava tanto. “Na hora, sem pensar, respondi que era para ganhar dinheiro e pagar as coisas que a nossa família precisava. Só que a minha resposta não funcionou, e ela continuava a fazer a mesma pergunta. No momento eu parei, refleti sobre o questionamento da minha filha, e em uma outra oportunidade, respondi que preciso ajudar as pessoas, por isso, fico tanto tempo longe de casa. Minha filha compreendeu, tanto que nunca mais perguntou o motivo da minha ausência”, destacou.

Na ocasião, os médicos foram homenageados com a apresentação de um vídeo, que exibiu fotos de atuações deles no hospital.

Atualmente, o Hospital Estadual São Lucas possui 465 médicos atuando nas especialidades de ortopedia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, nutrologia e terapia intensiva. São 54 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 121 leitos de enfermaria e ambulatório de especialidades cirúrgicas, além de serviço de Urgência e Emergência, que funciona 24 horas.

Mantido pelo governo estadual, o Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde, desde dezembro de 2015.

Sobre o Dia do Médico

Celebrado em 18 de outubro, o Dia do Médico faz referência ao Dia de São Lucas, conhecido como o santo padroeiro da Medicina. Foi no século XV que surgiu a tradição de considerar São Lucas como o patrono dos médicos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde