Cuidado com a pele de bebês é tema de curso no Hospital Regional de Altamira

A técnica de Enfermagem Edivania Ferreira cuida, diariamente, de bebês prematuros na UTI Neonatal do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste do Pará. O trabalho com os recém-nascidos exige muita dedicação e conhecimento, e foi por isso que ela e outros 44 profissionais de saúde da região participaram do curso ‘Prematuro: uma questão de pele’, que aconteceu na unidade, na última segunda-feira, 25/9.

O curso foi resultado de uma parceria entre o HRPT e a Prematuridade.com e apoiado pela Johnson & Johnson. O objetivo foi discutir o cuidado com a pele do bebê prematuro, com a utilização de produtos, técnicas e procedimentos para evitar infecções e doenças nos bebês. Edivania aprovou a iniciativa e viu uma oportunidade de desenvolver ainda mais o trabalho realizado dentro do hospital.  

“Foi muito importante porque aumentou os nossos conhecimentos quanto aos cuidados e manuseios dos recém-nascidos. O curso abordou o cuidado, procedimentos como o banho curativo, o posicionamento do bebê, entre outros. Foi de extrema importância para nós profissionais da área neonatal. Vimos técnicas simples que podem fazer toda a diferença em diversos tratamentos contra infecção de pele. Enriqueceu nosso conhecimento e serviu para incrementar ainda mais nossas técnicas de trabalho”, destaca a técnica de Enfermagem da UTI Neonatal, Edivania Ferreira.

O workshop foi ministrado pela enfermeira Sanah Pohlmam Issa, da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Mesclando teoria com prática, a enfermeira buscou passar o máximo de informação aos participantes. E garante que além de ensinar, também aprendeu muito com os colaboradores do HRPT e demais profissionais de saúde da região da Transamazônica.

“Foi extremamente positivo. Fizemos revisão de literatura, apresentamos o protocolo que utilizamos no Rio Grande do Sul para prevenir doenças de pele nos bebês prematuros e também fizemos os cuidados na prática. Foi muito boa a troca de experiência, muito válida. Também aprendi muito com todos aqui. Foi muito prazeroso”, explica a enfermeira Sanah Pohlmam Issa.

Para a diretora de Enfermagem do Hospital Regional, Luciane Madruga, o momento foi de somar conhecimento aos profissionais que atuam na assistência de bebês prematuros em toda a região. “É muito importante para nossa instituição, ainda mais se tratando de uma equipe multiprofissional como é a nossa, que trabalha diretamente com esses bebês de baixo peso. E essa capacitação soma com o trabalho que já realizamos para manter a qualidade e a segurança desses recém-nascidos. A gente também sabe que abrindo vagas ao público externo, o conhecimento se multiplica por toda a região, porque os profissionais levam o aprendizado para a realidade deles e, assim, todos acabam ganhando”.

Gerenciado pela  Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional de Altamira promove de forma contínua cursos, treinamentos e capacitações aos seus colaboradores, para assim, promover a melhoria dos serviços prestados.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde