Crianças ganham “brinquedos de Páscoa” no Hospital Regional de Altamira

“Ela é muito bonita”. Assim a pequena Evelin Victhória Brigel Sousa, 4 anos, definiu a nova boneca que ganhou, na tarde desta quinta-feira (29), no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste do Pará. A menina se recupera na clínica pediátrica da unidade e foi uma das crianças presenteadas pelos “brinquedos de Páscoa”, em uma ação do Grupo de Trabalho de Humanização.

A direção reuniu brinquedos doados pelos próprios colaboradores e entregou às crianças internadas no hospital, na clínica e na UTI pediátricas. Os usuários que puderam ainda assistiram a uma sessão de cinema na brinquedoteca, acompanhados dos pais, que aprovaram a iniciativa.

“Minha menininha está há uma semana aqui e quando ela abriu o presente e viu a bonequinha eu tive que deixar de assistir ao filme para brincar com ela. Achei muito positivo. Às vezes essa data passa despercebida, mas aqui no Regional foi diferente. Eu sou grato por tudo”, destaca Efrain Lima Sousa, pai da Evelin.

Esta foi a primeira ação de entrega de brinquedos no período da Páscoa, mas o HRPT, que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), já realizou outras atividades parecidas no Natal e no Dia das Crianças. O grande objetivo é destacar o lado humanizado do atendimento do hospital e ajudar na recuperação das crianças.

“Esses momentos são importantes. Nossa turma da humanização acompanha diariamente todos os pacientes. Visamos à recuperação plena do usuário, por isso fazemos este tipo de ação. É só ver a alegria deles ao receber os presentes e poder brincar. Tudo isso justifica o trabalho”, explica o diretor administrativo financeiro do HRPT, Pedro Braga.

A brinquedoteca da unidade foi reequipada com novos brinquedos em janeiro deste ano. Ela fica à disposição dos pacientes que quiserem brincar e também é utilizada para sessões semanais de cinema e outras atividades.

Entrega de bombons

A escolha dos brinquedos para as crianças ocorreu por conta de alguns usuários não poderem comer chocolate durante a recuperação, mas os colaboradores do hospital foram todos presenteados com bombons de chocolate, por ocasião da Páscoa.

Desde a quarta-feira (28), o GTH passou por todos os setores da unidade presenteando os colaboradores dos três turnos – manhã, tarde e noite.

Além disso, a comemoração da Páscoa no Hospital Regional de Altamira começou na terça-feira (27), com a celebração de uma missa especial para colaboradores, acompanhantes e usuários, com apoio da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Prelazia do Xingu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde