Colaboradores ganham destaque em programa de segurança do paciente do HYT

Mensalmente os profissionais que mais contribuem para a segurança do paciente no Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), recebem o reconhecimento do projeto ''Destaque em Segurança do Paciente''. O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) contabiliza por meio de notificações os colaboradores que foram destaque na melhoria da assistência presta e os premia em três categorias: ''Número de Notificações'', ''Barreiras de Segurança'' e ''Propostas de melhorias''.

Os profissionais selecionados ganham certificado, um botton para utilizar no uniforme e têm suas fotos expostas em um mural durante todo o mês. O farmacêutico Antônio Henrique Carvalho foi um dos colaboradores destacados no projeto, em agosto. “É muito gratificante para um profissional que trabalha no ramo de atenção ao paciente ter ferramentas que garanta a segurança do paciente”, comemorou.

Após dois meses da implantação do projeto, o NQSP já percebe resultados positivos. De acordo com a analista de Qualidade, Joice Maliuk, no boletim de segurança do paciente do hospital, os quase-eventos e as circunstâncias de risco passaram a representar cerca de 80% dos incidentes registrados. O percentual indica que os profissionais passaram a cumprir mais as barreiras de seguranças da instituição e, reduziram assim, os eventos com e sem dano.

“Outro ponto positivo é que aumentou consideravelmente o número de melhorias propostas e implantadas com o incentivo do projeto, dentre as sugestões de melhorias podemos citar: o envolvimento do corpo clínico em sugerir compra de equipamentos para melhorar a segurança do paciente durante as cirurgias, a proposta de mudança da sala de medicações do pronto socorro para que facilite os atendimentos de urgência e a sugestão de utilizar uma plaquinha de dieta zero na cabeceira do leito do paciente para reduzir os erros de entrega de dietas a pacientes”, relatou Joice.

A perspectiva do núcleo para os próximos meses é que aumente ainda mais o envolvimento dos colaboradores com a segurança do paciente e que seja visto como algo que é valorizado pelo HYT, unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

O NQSP funciona na unidade desde 2012. Sua missão é disseminar a cultura de segurança no hospital, por meio de protocolos clínicos e de segurança, além de promover melhoria contínua nos processos por meio de auditorias internas e externas e buscando sempre envolver os colaboradores nesse mesmo objetivo, que é qualidade e segurança dos serviços prestados pela instituição.

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