Colaboradores do Hospital 5 de Outubro recebem orientações para prevenir o colesterol

Colaboradores de diversos setores do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerido pela Pró-Saúde, receberam a visita surpresa da equipe do projeto “Cuidar de quem cuida” da unidade. O intuito da ação foi alertar os profissionais sobre a importância de prevenir o LDL, chamado de colesterol ruim.

Importante substância para vários processos orgânicos, entre eles a formação das células e a produção de hormônios, de vitamina D e de ácidos que ajudam a digerir as gorduras, o colesterol também pode ser um grande vilão. Quando suas taxas no sangue se elevam, torna-se um inimigo do coração. 

Organizada pelo “Cuidar de quem cuida”, projeto que desenvolve ações de promoção de saúde para o trabalhador, a iniciativa contou a abordagem lúdica da nutricionista do HCO Beatriz Floriano, que usou plaquinhas com imagens para falar sobre tipos alimentação saudável, como prevenir do excesso de gordura e como preparar um prato com o menor teor de gordura no dia-a-dia.

A proposta de debater o assunto na unidade incide sobre o fato que 67% das pessoas não sabem informar quais são as suas taxas de colesterol atuais, segundo o levantamento do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), realizado em 2017, pelo Instituto Ipsos, em parceria com a multinacional farmacêutica Sanofi.

Durante a programação os participantes ainda receberam um panfleto explicativo sobre os tipos de colesterol, como prevenir a patologia e como funciona o tratamento.
Segundo a nutricionista Beatriz Floriano o colesterol é necessário para o funcionamento do organismo, porém o desequilíbrio dessa gordura pode trazer consequências ruins, especialmente se houver excesso de LDL, conhecido como colesterol ruim, e para manter as taxas de colesterol controladas é importante evitar alguns hábitos, como consumo excessivo de gorduras, o sedentarismo e o cigarro, sendo que este último aumenta o risco de trombose e faz os vasos se contraírem mais, oque eleva as  chances de um entupimento do mesmo.

“As orientações são importantes não apenas para colaboradores como, também para familiares, e sempre com intenção de preservar e considerar e conscientizar a importância de uma boa saúde e qualidade de vida”, finalizou a profissional.

Sobre o HCO

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego, e a implantação do projeto S11D.
A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade, e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral,  Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Urologia, Psicologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 22 leitos, sendo seis apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.
 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of