Carimbó e solidariedade marcam arraial junino no Hospital Regional de Altamira

Após ser vítima de um acidente de trânsito, o maranhense Bernardo de Oliveira, 66 anos, se recupera de uma fratura no calcanhar direito, desde o dia 10 de junho, no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste do Pará. Na tarde de quinta-feira, 28/06, ele teve a oportunidade de assistir a uma apresentação do grupo folclórico “Tradição Aparecida”, que aconteceu no estacionamento da unidade.

Mesmo no quarto, seu Bernardo deu um jeito e assistiu à dança da janela e gostou do que viu. “Eu achei muito bonito, principalmente por ser realizado na área externa do hospital, trouxe alegria para a gente. É muito bom quando as pessoas dão atenção para a gente na nossa situação. Eles vieram até aqui e se apresentaram para nós e eu achei tudo muito lindo”, disse.

Além do seu Bernardo, usuários, acompanhantes e colaboradores do HRPT assistiram a apresentação do grupo folclórico “Tradição Aparecida”, que ocorreu em uma espécie de “arraial” montado pelo hospital, para marcar o mês junino.

“A gente agradece o convite do hospital e por nos ceder o espaço para nossa apresentação. Foi um momento diferente, mostramos o carimbó aos pacientes, colaboradores, acompanhantes. Foi muito gratificante para todo o grupo”, afirmou o presidente do “Tradição Aparecida”, Jorgemir Nogueira dos Santos.

A ação foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade e é promovida anualmente. O grande objetivo é aproveitar a temática junina para levar alegria a todos do hospital. “É um momento importante, traz um divertimento para todos os colaboradores e os próprios pacientes. Vimos que muitos assistiram pelas janelas. É um momento diferente em que conseguimos fazer com que eles participem”, explicou o diretor Administrativo Financeiro do HRPT, Pedro Braga.

Junho Solidário

Além de marcar o mês junino, o Hospital Regional de Altamira utilizou o evento para consolidar a Campanha Junho Solidário, que ocorre desde o dia 15/06 na unidade. O HRPT pede o apoio da comunidade na arrecadação de roupas, brinquedos, calçados, roupas de cama, alimentos não perecíveis e materiais de higiene em bom estado.

Todo o material arrecadado será doado às casas de apoio, em Altamira. As doações podem ser feitas na entrada do HRPT, pela Rua Sete de Setembro, até o dia 15/07.

A Campanha Junho Solidário é uma iniciativa da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora do Hospital Regional Público da Transamazônica, desde sua inauguração, em 2006, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e acontece em outras unidades administradas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde