Canto Seguro: ação voltou os cinco sentidos para saúde do colaborador do Oncológico Infantil

Os andares e todos os turnos de trabalho do hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), foram impregnados pelo conceito e prática de qualidade de vida do colaborador, nos dias 27 e 28/10. O 'Canto Seguro: mais Saúde, mais vida' é o programa voltado para a saúde e bem-estar dos trabalhadores da unidade e teve a sua primeira edição em outubro, mês de um ano de aniversário da instituição.

A abertura do evento já foi quebrando protocolos e colocou todo mundo 'na pista', no Solarium. Atentos aos movimentos do professor Reinaldo Chaves, dezenas de colaboradores já começaram a manhã da quinta-feira dançando. Depois foi hora de colocar os ouvidos atentos na palestra sobre câncer de mama com a enfermeira especialista em oncologia e obstetrícia da coordenação estadual de Atenção Oncológica, Michele Monteiro. Para Michele, ações que voltam a atenção para a saúde do trabalhador da área de saúde são imprescindíveis. “Nós muitas vezes conhecemos na teoria e não aplicamos na prática, falamos com as pessoas que estão mais no nosso dia a dia, mas na correria esquecemos de falar com nós mesmas, por vezes procrastinamos muito. Aqui no estado do Pará priorizamos falar com o grande público e principalmente com os profissionais de saúde', explicou a especialista. 

O evento também trouxe temas que focaram no cuidado que os profissionais da saúde devem aplicar no seu dia a dia. 'Não vamos esperar que alguém venha e nos fale o momento de fazer ginástica laboral. Trabalhou uma hora sentado, lembra: vou esticar meu braço, esticar meu corpo! Isso vai ajudar muito', aconselhou o fisioterapeuta Eduardo Eberhardt que ressaltou a responsabilidade de lidar com vidas pode gerar na saúde mental e física do colaborador.

No 'Canto Seguro' a ordem do dia foi ter prazer no que se faz. As sessões voltadas para beleza, relaxamento e cuidados com o corpo foram tão concorridas que tiveram filas. 'Eu cheguei para mais um dia de trabalho e saio me sentindo bonita, pronta pra começar meu dia. Com certeza depois de um momento só nosso a volta ao trabalho se renova, fico mais animada', declarou a colaboradora Estefania Alessandra depois de uma aula de limpeza de pele e maquiagem. E o 'Canto Seguro' foi além da beleza. Teve colaborador chutando todo o estresse para o alto na aula de arte marcial. Para outros, o momento de liberar a adrenalina do dia foi dançando os ritmos regionais, como o carimbó, na apresentação do grupo folclórico Frutos do Pará.

O evento foi coordenado pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) do Oncológico Infantil que teve o desafio de levar a programação a todos os setores do hospital. O resultado foi uma ação que promoveu a integração e a interação entre os cerca de 500 colaboradores da manhã, tarde e noite. 'Participei de um grupo de relaxamento e ali havia pessoas de outras áreas e eu pude expor a minha e escutar também mais sobre a rotina de outras pessoas. O evento permitiu eu ter mais compreensão com o próximo porque pude escutar as dificuldade de outras pessoas, ter esse momento ajuda bastante tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Todos têm problemas, mas se aqui dentro a gente conseguir se ajudar tudo vai desenvolver melhor e a gente sempre vai ter nosso canto seguro no hospital', refletiu o colaborador Luís Victor.

A equipe de coordenação do evento testou, ainda, o conhecimento dos colaboradores com um jogo de perguntas sobre temas relacionados à segurança do trabalho e as nomenclaturas mais usuais na área hospitalar.

O 'Canto Seguro nasceu da necessidade de cuidar do bem-estar do trabalhador e fazer com que os benefícios gerados se tornem multiplicados dentro e fora do hospital. 'O que nós esperamos agora depois dessa ação é que a sementinha que a gente plantou floresça cada dia mais. Que o colaborador possa conviver mais com os colegas, que se sintam feliz felizes dentro do ambiente de trabalho, com a sua família. Cuidar de si através de atitudes simples e que isso reflita no cuidado com os nossos usuários e na vida dele de um modo geral', disse a coordenadora do Núcleo de Gestão, Milena Fernanda.

A avaliação positiva do evento também foi destacada pela diretora Administrativa Financeira, Tatiane Santos. O programa meu “Canto seguro: mais saúde, mais vida” conseguiu alcançar o objetivo que é cuidar de quem cuida. As ações destes dois dias deram início a um projeto do Núcleo de Gestão de Pessoas do hospital Oncológico Infantil que visa mapear o perfil dos nossos colaboradores. Mas queremos ir além, queremos traçar estratégias para conscientizar e melhorar a qualidade de vida ocupacional dos nossos profissionais'.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of