Campanha de Doação de Sangue do HRBA conta com participação de quase 100 pessoas

Durante os dias 20 e 21 de junho, 96 pessoas decidiram dedicar um pouco do seu tempo para doar sangue na segunda edição da campanha realizada pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) em 2018. A ação é realizada anualmente, sempre em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

O ato solidário ajuda a abastecer o estoque do Hemopa. Somente em 2017, o HRBA utilizou quase 5.200 bolsas de sangue. Este ano, a demanda aumentou, por conta da expansão de serviços de alta complexidade oferecidos pela unidade de saúde. “A doação é importante porque o sangue não se pode comprar, então, essa é a única forma de salvarmos vidas. Temos diversos procedimentos que dependem de bolsas de sangue para serem realizados. em média, fazemos 530 transfusões por mês”, diz a enfermeira da Agência Transfusional, Paula Maia.

A campanha do hospital visa sensibilizar colaboradores, acompanhantes e visitantes, como é o caso da jovem Thescianny Prado, de 23 anos. “A família de uma pessoa que está internada no hospital divulgou que a campanha seria realizada e, como já sou doadora há cinco anos e estava no período de doar, resolvi vir aqui para ajudar. Doar sangue é o mínimo que a gente pode fazer. Toda vez que vou doar, eu chamo meus amigos”, conta.

Foi assim que Luciana de Lima, de 24 anos, doou sangue pela primeira vez. “Eu nunca havia doado e vim pelo convite da minha amiga. Tem tanta gente precisando, então é muito importante para ajudar os outros. A agulha doeu um pouco, mas eu vou me tornar doadora de agora em diante”, afirma a jovem.

Critérios para doação de sangue

Para doar sangue é preciso estar bem de saúde; alimentado; pesar mais de 50 quilos; ter entre 16 (com autorização dos pais ou responsáveis) e 69 anos; não ter tido hepatite após dez anos de idade; não ter doença de Chagas ou contato com o inseto transmissor (Barbeiro); não ser portador de epilepsia; não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas; e não ter diabetes. É necessário, ainda, apresentar documento original com foto. Homens podem realizar doações a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias, desde que estejam fora do período gestacional e de amamentação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde