Bebês nascidos no Regional de Marabá poderão fazer o Teste do Pezinho no hospital

A partir da próxima semana, as crianças nascidas no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, terão acesso ao Teste do Pezinho dentro da unidade. O serviço é resultado de uma parceria entre a instituição e a Secretaria Municipal de Saúde, firmada nesta quinta-feira, 20/10, durante visita da coordenadora de Saúde da Mulher de Marabá, Camila Lopes Chagas, e de Ludimilia Martins, também representando a Prefeitura Municipal de Marabá. Elas foram recebidas na unidade pelo diretor Geral, Valdemir Girato, e pelo diretor de Enfermagem, Leisson Pinheiro.  

O Teste do Pezinho é realizado a partir de gotas de sangue coletado do calcanhar do bebê para diagnosticar precocemente doenças como a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a fibrose cística e a anemia falciforme, que afetam o desenvolvimento físico e mental do indivíduo. A coleta do material será feita no hospital por servidores do município.

O serviço beneficiará recém-nascidos que, por complicações no parto, ficam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do HRSP, ultrapassando o período ideal de realização do exame, que é até o quinto dia de vida da criança. Atualmente, a taxa de ocupação da UTI é de 94,42%. “Nos já vínhamos buscando essa parceria com o município justamente para identificar as doenças diagnosticadas pelo teste. Este é mais um projeto para a melhoria da assistência e, a partir da semana que vem, começaremos a realizá-lo na unidade”, afirmou o diretor Leisson Pinheiro.

Unidade

Pertencente ao Governo do Estado e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional de Marabá possui 115 leitos, dos quais 77 são de unidades de internação clínica e cirúrgica e 38 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 20 de UTI Adulto, nove de UTI Pediátrica e nove de UTI Neonatal. O foco do atendimento é nas especialidades de neurocirurgia, traumatologia, ortopedia e cirurgia geral. Em uma década, o hospital realizou mais de 2.700.000 atendimentos, entre internações, cirurgias, consultas, exames e sessões de reabilitação especializada. O índice de satisfação do usuário, nesses anos, é de 94%.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde