Apresentação circense leva alegria para pacientes do Hospital Regional de Santarém

Como mágica, os pacientes do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) passaram por uma transformação na tarde de terça-feira, 4/4. Os olhares tristes e o silêncio deram lugar a muita alegria e gargalhadas. O hall de entrada da unidade se transformou em um circo, com vários espetáculos, incluindo apresentação de palhaços e equilibristas. Os pacientes em tratamento no hospital, principalmente crianças, formaram a plateia que acompanhou e se divertiu com os artistas do Ramito Circo.

O filho de cinco meses de Karita Simone Campos vai passar por cirurgia renal no hospital. Por ainda ser muito novo, ela quase não o leva para ver o espetáculo. “Eu achei muito bom, devido ao desenvolvimento da criança. Eu até falei que não ia lá porque ele não ia entender nada, e foi uma coisa que eu errei. Quando viu o espetáculo, ele se animou bastante. Depois foi difícil para subir para a clínica, porque ele queria continuar. Eu adorei bastante, ele também”, conta Karita, que mora em Mojuí dos Campos.

Outro que ficou encantado com a apresentação circense foi o filho de João de Deus da Conceição. O menino, de dois anos, vai passar por procedimento cirúrgico, e a apresentação serviu para deixá-lo mais descontraído. “Eu gostei das apresentações, foi muito legal. Ele também gostou. Isso, com certeza, ajudou a ficar mais tranquilo, animado. Também ganhou um carrinho, ficou muito alegre, não para de brincar”, diz o pai, que é de Novo Progresso.

O espetáculo foi apresentado pelos artistas do Ramito Circo. Em mais de uma hora, o público acompanhou números com bambolês, equilibrismo e deu muita risada com as graças feitas pelos palhaços. “Para o Ramito Circo, é um grande prazer em estar aqui, com o Rio Tapajós Shopping, neste evento no Hospital Regional, levando alegria para essas crianças e adultos que passam os dias lutando pela vida. Os artistas do circo estão muito felizes, ficaram muito emocionados com tudo o que aconteceu aqui e, esperamos, quando retornar a Santarém, participar novamente de um evento desse tipo, porque isso engrandece muito a gente como artista”, destaca o proprietário do circo, Júnior Ramito.

Para o diretor-geral do hospital, Hebert Moreschi, é uma preocupação da equipe da unidade sempre proporcionar momentos diferentes, que quebrem a rotina hospitalar e facilitem a adesão dos pacientes aos tratamentos. “Doentes, todos nós podemos estar, mas o que faz a diferença é como nós lidamos com a doença. Podemos ficar reprimidos, deprimidos, ou podemos combater com alegria. Hoje, nós queremos passar essa mensagem, que é possível enfrentar a doença, aderir ao tratamento e buscar uma cura. A alegria é a cura da alma”, afirma.

A ação foi uma iniciativa do Comitê de Humanização do Hospital Regional de Santarém – unidade pública gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) – e contou com a parceria do Ramito Circo e do Rio Tapajós Shopping. Ao final da apresentação circense, todas as crianças em tratamento na unidade receberam presentes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde