Ao completar 4 anos de atividade, Pronto-Socorro Engenho Novo já realizou mais de meio milhão de atendimentos

Uma das mais importantes unidades públicas dedicadas ao atendimento de pacientes que precisam de cuidados de urgência e emergência no município de Barueri (SP), o Pronto-Socorro Engenho Novo completa, nesta sexta-feira, 1/9, quatro anos de atuação.

Do início das atividades, em setembro de 2013, até junho deste ano, o Pronto-Socorro realizou um total de 571.926 atendimentos, distribuídos nas especialidades de clínica geral, pediatria, cirurgia geral, odontologia, ortopedia, enfermagem e serviço social.

Com um índice médio de 90% de satisfação do usuário, a unidade conta, hoje, com o trabalho de 60 médicos, 9 dentistas e 177 colaboradores que atuam em vários setores, entre assistência ao paciente, administração e manutenção. A unidade também possui um cronograma permanente para o treinamento e aperfeiçoamento de todas as equipes que atuam no Pronto-Socorro. Neste ano, foram ministrados 41 cursos para os colaboradores.

Mantido pela Prefeitura de Barueri, o Pronto-Socorro é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, desde sua inauguração, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria Municipal de Saúde. A associação é uma das uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País.

Instalado em uma área construída de 1,493 mil metros quadrados, a unidade possui dois pavimentos onde estão 14 leitos de observação — dos quais cinco são infantis e outros cinco dedicados ao atendimento de casos de emergência.

Todos os leitos possuem campainhas que facilitam a comunicação entre o paciente e a equipe de Enfermagem. A unidade realiza exames de raio-x, eletrocardiograma e laboratoriais. A recepção e acolhimento dos pacientes ocorrem por meio de processos informatizados, de acordo com a classificação de risco do paciente feita pela equipe de Enfermagem — casos graves têm atendimento imediato.

O Pronto-Socorro também possui um Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) em que os pacientes avaliam, por meio de pesquisa de satisfação, a assistência que recebem e, ainda, podem deixar sugestões, fazer elogios ou realizar queixas. Essa participação reforça um banco de dados que pode resultar em melhorias para a unidade.

“O mais importante é que o Pronto-Socorro Engenho Novo está integrado com a comunidade e é referência no atendimento à saúde. Essa reputação é resultado de uma construção coletiva, que envolve a gestão eficiente, investimento e dedicação dos colaboradores”, avaliou o diretor geral Vagner Verussi. “Nosso compromisso é com a saúde e o bem-estar dos pacientes, através de um atendimento humanizado e de qualidade”, acrescentou.

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