Agência Pará – Hospital Regional de Santarém recebe a Acreditação Nível III

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 26/06/2015 15:18:00

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, é o primeiro do interior da região Norte a receber o reconhecimento Acreditação Nível III, o maior nesse quesito, da Organização Nacional da Acreditação (ONA), que avalia a qualidade e segurança dos serviços prestados à população. Na manhã desta sexta-feira, 26, representantes da Pró-Saúde e da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que juntos com o Governo do Pará administram o hospital, estiveram no Palácio do Governo e entregaram o certificado ao governador Simão Jatene.

“É muito bom saber que estamos prestando serviços de qualidade para a população. Quando falávamos em construir os Hospitais Regionais muita gente não acreditou no projeto, mas hoje é impossível imaginar como estaria a saúde do nosso Estado sem esses hospitais. Saber que eles funcionam com excelência e que a população está sendo bem atendida é a melhor recompensa que o governo pode ter”, avaliou o governador Simão Jatene.

Wanessa Portugal, diretora jurídica e membro do Conselho Deliberativo da Pró Saúde, agradeceu a parceria com o governo do Estado e falou do projeto de expansão das certificações para todos os hospitais paraenses que estão sobre a tutela da Pró-Saúde. “Nosso projeto no Pará é o mais importante. Com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde nós temos conseguido enfrentar as dificuldades e melhorar o nosso atendimento. Nosso intuito é prestar serviços de excelência na área de saúde”, reiterou.

Na opinião do diretor do Hospital Galileu, Paulo Czrnhak, a Acreditação Nível III do Regional de Santarém é o resultado do empenho e esforço do governo para melhorar a saúde no estado. “Hoje o Pará tem o primeiro hospital acreditado na ONA no Nível III, o que significa que o Regional de Santarém foi reconhecido pela excelência na assistência e segurança do paciente. Esse é o maior troféu que o governador, como gestor do orçamento estadual, pode receber em agradecimento a todo o investimento feito em prol da qualidade de vida dos paraenses”, declarou Paulo Czrnhak, antecipando que agora os esforços de gestão serão direcionados para buscar a Acreditação do Hospital Galileu e do Hospital Metropolitano.

“O Hospital Galileu é o mais novo do Estado, mas ele já nasceu com serviços de qualidade e segurança para o paciente. Já o Metropolitano é o nosso maior desafio, pela importância que ele representa dentro do atendimento de urgência e emergência. É um hospital que recebe toda a população da Grande Belém, onde vivem aproximadamente de cinco milhões de pessoas, mas não tenho dúvida alguma que ele também será reconhecido como hospital de excelência”, afirmou.

No Brasil, em um universo de oito mil hospitais, apenas 94 têm o título de Acreditação ONA III, e no Pará, como em toda a região Norte, o HRBA é o primeiro hospital público a conquistar a recomendação para certificação. A Acreditação Hospitalar é um método de avaliação periódico que garante a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Segundo as normas estabelecidas dentro do Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, onze critérios devem ser rigorosamente obedecidos. Entre eles estão os direitos do paciente e familiares; avaliação, cuidados e educação do paciente e familiares; prevenção e controle de infecções; governo, liderança e direção; gerenciamento do ambiente hospitalar e segurança; educação e qualificação de profissionais.

Também estiveram presente no encontro o senador Flexa Ribeiro; o padre Ronaldo Menezes; o secretário de Saúde Pública Vitor Mateus; a secretária adjunta de Gestão Administrativa da Sespa, Maria do Céu Guimarães de Alencar, e Fernando Flexa, do  Departamento de Saúde Integrada da Sespa.

Dani Filgueiras
Gabinete do Governador
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde