OProgressoNet – Segunda edição da Prefeitura nos Bairros vai beneficiar nove setores

 

Araguaína (TO) – A comunidade de nove setores de Araguaína será beneficiada com mais de 80 ações de infraestrutura, saúde, educação, ação social, cultura, esporte, lazer, emissão de documentos, shows e outros serviços que serão oferecidos durante a segunda edição do Programa Prefeitura nos Bairros. O programa é uma realização da Prefeitura de Araguaína e parceiros.
Esta segunda edição será realizada no período de 18 a 21 de junho, sendo que as ações serão distribuídas em três locais: na Creche Santa Clara, Setor Alto Bonito; na praça do Setor Vila Ribeiro; e no campo de futebol do Setor Palmas. Serão beneficiados os moradores dos bairros Céu Azul, Alto Bonito, Itaipu, Vila Ribeiro, Tocantins, Vitória, Jardim Belo, Palmas e Tiúba.
As novidade para essa segunda edição são em relação ao atendimento para a comunidade. O Prefeitura nos Bairros contará com atendimento de clínico geral que será realizado pela Pró-Saúde; brinquedos infláveis do Sesc; solicitação de CPF pelos Correios; cadastro no Portal Mais Emprego pelo Sine; e Workshop Automaquiagem pelo Senac, entre outros.
Vale ressaltar que algumas ações serão realizadas em locais diferentes. Na Creche Santa Clara, durante o dia, serão realizadas as ações das Secretarias e parceiros. Já os eventos noturnos, como a apresentação do Artpalco, Grupo Arranca Toco e o Cinema acontecerão na Praça Vila Ribeiro. No domingo, a programação esportiva será realizada no Setor Palmas.

Ações
Várias atividades estão previstas para os quatro dias de realização do programa. Na área da educação, as crianças poderão usufruir da brinquedoteca e da biblioteca itinerante. Os moradores também poderão se informar sobre o Programa Municipal Casa Para Quem Precisa e fazer agendamento de visita técnica social, na área da Habitação.
Durante o programa, os moradores podem buscar a emissão de boletos do ISSQN e IPTU, além de orientação sobre isenção do IPTU e do Programa Nota Cidadã, no balcão da Secretaria da Fazenda.
Também está programado atendimento aos empreendedores, formalização dos microempreendedores individuais, entrega de produtos do Compra Direta, exposição de produtos do programa Agricultura Familiar, bazar de inclusão produtiva e pesquisa do comércio nos bairros.
Será apresentado para a comunidade as novas linhas de ônibus do transporte complementar. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) estará fornecendo também Cartão do Idoso para estacionamento, Alvará para Mototaxista e Taxista e orientando a comunidade sobre educação no trânsito.
Na área da saúde, os moradores dos bairros beneficiados terão a emissão do Cartão SUS, verificação e atualização de dados do Bolsa Família; aferição de pressão arterial; coleta de Papanicolau e exame clínico das mamas; orientações sobre higiene bucal; escovação bucal supervisionada e aplicação tópica de flúor. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará coleta de sangue e distribuirá coleiras de cães para Calazar; e também terá animais para adoção.
Na área social, a comunidade poderá atualizar os dados do Cadastro Único (CadÚnico), emissão do Cartão do Idoso; além de exposição de ações dos projetos desenvolvidos nos CRAS, CREAS, CIL, PETI, entre outras atividades. Apresentações artísticas e desportivas também estão programadas para esta segunda edição do programa. Os parceiros vão realizar outras atividades durante os quatro dias do Prefeitura nos Bairros.
Durante todo o mês, a Prefeitura realizará serviços de limpeza nas ruas, recuperação de praças e vias, pintura de meios-fios e trocas de lâmpadas.

Prefeitura nos Bairros
A primeira edição do programa foi registrada mais de 12 mil serviços e ações sociais disponibilizados pela Prefeitura e parceiros à população. Durante os cinco dias desta primeira edição, as comunidades dos bairros Nova Araguaína, Xixebal, Monte Sinai, Ponte, Bairro de Fátima e Vila Azul foram atendidas na Escola Municipal Manoel Lira.
O programa envolve uma rede de parceiros, dentre eles, Sebrae, Sesi, Senai, Senac, Senar, Sesc, Odebrecht/Saneatins, É Prá Já, Unopar, Corpo de Bombeiros, Toledo Informática, IFTO, Correios, Pró-Saúde, Sine, Natura-Ativa, Guardiões da Natureza, entre outros.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde