Jornal de Hoje – Nova Iguaçu / RJ – Saúde

Hospitais do estado em prol do meio ambiente

Hospitais estaduais iniciam nesta semana ciclos de palestras, oficinas e o plantio de mudas para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. O uso racional da água foi adotado na Baixada Fluminense. No Hospital Estadual da Mulher, em São João de Meriti, a água da chuva é captada e reutilizada para regar plantas, entre outros serviços gerais. Além disso, um conjunto de medidas para redução de consumo de água, gás e luz, possibilitou um significativo abatimento no consumo na unidade, gerando uma economia de R$ 20 mil desde que foi implantado há três meses.

O Hospital Adão Pereira Nunes é uma das unidades que mais se destaca na implantação de práticas sustentáveis na rede estadual de saúde. A comissão de sustentabilidade do hospital está à frente de uma série de ações e fez o descarte seguro de mais de uma tonelada em resíduos dos exames de radiologia, coletados por empresas especializadas. Com relação ao lixo comum, mais de duas toneladas são recolhidos mensalmente pela coleta seletiva. A iniciativa já rendeu uma redução de 5% nos gastos com dispensação de resíduos hospitalares.
A unidade também faz uma parceria com uma empresa de reciclagem para a coleta e a destinação adequada de óleo de fritura usado. Todo mês são cerca de 20 litros de óleo recolhido entre colaboradores e familiares de pacientes que é processado e transformado em sabão biodegradável.

Outras unidades da rede estadual também desenvolvem ações de responsabilidade social e ambiental. Na UPA de Botafogo, a reutilização de papelão, caixa e vidro tem ajudado a Associação de Moradores do Dona Marta nos gastos com a energia elétrica. Os materiais recicláveis coletados na unidade são revertidos em desconto na conta de luz. Já foram arrecadados mais de uma tonelada em material reciclável, rendendo uma diminuição de R$ 107 na conta da associação. O Instituto Estadual do Cérebro e o Hospital Estadual Anchieta aderiram à campanha mundial “Saúde sem Mercúrio”, e estão substituindo gradativamente lâmpadas, termômetros e outros aparelhos que contém o metal que é altamente tóxico.
Fiocruz sedia encontro para combater HIV/Aids e reúne representantes do mundo
A Fiocruz está sediando a reunião do Conselho Executivo da Unitaid, uma organização internacional, baseada em Genebra, que atua para encontrar novos métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento de HIV/Aids, tuberculose e malária, que sejam mais rápidos, mais baratos e mais eficazes. O encontro, que começou ontem e encerra hoje, reúne o Conselho pela segunda vez no Brasil, sendo a primeira no Rio de Janeiro. Participam representantes de países europeus, africanos, asiáticos e americanos. O evento acontece no Campus da Fiocruz, em Manguinhos.

O fortalecimento dos consórcios municipais de saúde e a integração entre as prefeituras foram os principais temas do I Seminário Estadual de Consórcios de Saúde do Rio de Janeiro, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde. O encontro foi realizado no dia 29, em Niterói. A proposta é sensibilizar os gestores municipais quanto à importância da formação de consórcios intermunicipais para buscar soluções conjuntas para questões de saúde pública. O evento contou com a participação de do governo do Estado do Rio, Pezão, representantes do Ministério da Saúde e Ministério Público, além de prefeitos, secretários municipais de saúde e membros de consórcios do estado.

Um dos muros da Maternidade Municipal Mariana Bulhões ganhou um grafite com a imagem da Campanha Nacional da Lei Antifumo, que passou a ser nacional desde dezembro do ano passado. As novas cores do espaço, no estacionamento da unidade, invadiram o espaço na segunda-feira (1) para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco, 31. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu com a ONG ACT (Aliança de Controle do Tabagismo). Durante a ação, a equipe do Programa de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária do Câncer também distribuiu folders na unidade. Quem deseja parar de fumar no município deve ingressar em um dos grupos de tratamento que funcionam nas seguintes unidades: CAV Mulher ( Rua Nossa Senhora de Fátima 70, Califórnia); Policlínica Dom Walmor (Rua Dom Valmor, 234- Centro); PSF Vila Operária( Rua Nair Dias , 880 – Vila Operária) e PSF Palhada ( Rua Júlia Martins, 295 – Palhada)

Fórum de Dengue da Baixada
A Prefeitura de Belford Roxo, através Subsecretaria de Vigilância em Saúde, promoveu na terça-feira (2), o III Fórum sobre Dengue dos Municípios da Baixada Fluminense. O encontro teve como objetivo promover um intercâmbio entre as cidades da região a fim de fortalecer as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.A dengue, um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que entre 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente.

Hospital Victor ganha setor de fisioterapia
Mangaratiba inaugurou esta semana o novo setor de Fisioterapia do Hospital Victor de Souza Breves. A nova divisão vai atender principalmente as demandas do primeiro distrito.Ao todo quatro profissionais irão atuar àss segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 16 horas. O paciente deverá levar o pedido médico à recepção do hospital, que encaminhará para o atendimento ambulatorial, para avaliação e início do tratamento. Os atendimentos começam efetivamente na segunda-feira( 8).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde