Portal da Câmara dos Deputados- Câmara entrega prêmio a entidades de destaque na promoção da saúde da mulher

O prêmio é dedicado a instituições, indicadas por membros do Congresso Nacional, que se destacam pela qualidade de serviços de saúde dedicados à mulher. Neste ano, concorreram mais de 80 entidades ligadas à área da saúde.

“Com esse prêmio, o Congresso afirma, em harmonia com a sociedade, o apoio indispensável à observância de diretos humanos fundamentais na prestação de cuidados à saúde”, disse Cunha, ao discursar na solenidade de entrega dos prêmios.

“Temos visto falhas e omissões inaceitáveis. Dr Pinotti já denunciava há quase 30 anos, por exemplo, o excesso de partos cirúrgicos e o ônus financeiro que traziam para o País”, disse.

Cunha destacou ainda o compromisso da Câmara de apoiar o empoderamento das mulheres e a proteção da família. “Isso é atestado pelas inúmeras propostas em tramitação na Casa e ainda pela criação da Secretaria da Mulher, que defende brilhantemente a causa feminina”, finalizou Cunha, em cerimôminia que contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão. 

Durante a solenidade, a filha de Dr. Pinotti, Marianne Pinotti, também médica, disse que seu pai foi um dos profissionais que mais lutaram pela saúde da mulher no Brasil. “Ele mudou o foco do recém-nascido e colocou o foco na mulher, desde o nacimento até sua velhice”, disse Marianne. “Mudou o paradigma de que a mulher existia apenas para colocar filho no mundo. A mulher passou a ser vista como partipante da vida social”, disse ela. 

O prêmio
O prêmio Dr. Pinotti homenageia entidades cujos trabalhos ou ações mereçam destaque por promoverem acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. O evento é realizado no mês de maio, na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.

Receberam o prêmio neste ano:

  • Hospital do Câncer de Pernambuco, que iniciou suas atividades no Recife, em 1945, e hoje é referência no Norte e no Nordeste na prevenção e na assistência a pacientes com câncer – Prêmio recebido pelo superintendente-executivo, Dr. Filipe Bitu, e pelo superintendente-geral, Dr. Hélio Fonseca – Indicado pelos deputados Luciana Santos (PCdoB PE) e Mendonça Filho (DEM PE);
  • Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Rio de Janeiro, que é especializado em neurocirurgia de alta complexidade e oferece atendimento moderno e avançado – Prêmio recebido pelo diretor-médico, Dr. Paulo Niemeyer Filho, pelo diretor-executivo, José Donizetti Stoque; pelo diretor-operacional Pró-Saúde (RJ) Jocelmo Pablo Mews, e pela diretora Jurídica e de Filantropia da sede Pró Saúde (SP), Wanessa Portugal. – Indicado pelos deputados Eduardo Cunha (PMDB RJ) e Felipe Bornier (PSD RJ);
  • Hospital Sofia Feldman, que disponibiliza atenção humanizada e incentivo ao parto normal – Prêmio recebido pelo gestor José Moreira Sobrinho – Indicado pelo deputado Adelmo Carneiro Leão (PT MG);
  • Hospital Estadual Carlos Chagas, no Rio, que foi fundado em 1937 e atingiu a marca de mil cirurgias bariátricas, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) moradores de 30 municípios do estado – Prêmio recebido pelo coordenador estadual de Cirurgia Bariátrica, Dr. Cid Araújo Pitombo – Indicado pelo deputado Leonardo Picciani (PMDB RJ); e
  • o Hospital da Mulher Maria José de Santos Stein, que faz parte da Rede Cegonha, tem o título de Hospital Amigo da Criança e garante atenção especial às mamães com o Projeto Mãe Canguru – Prêmio recebido pelo diretor técnico, Dr. Gilberto Palma – Indicado pela deputada Keiko Ota (PSB SP).

Dr. Pinotti
Médico ginecologista, professor universitário e político, José Aristodemo Pinotti graduou-se pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira.

Dr. Pinotti teve mais de 1.300 publicações, entre livros científicos e artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal eleito por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à Saúde pública e o atendimento à população. Faleceu em julho de 2009, aos 74 anos.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde