AF Notícias – Pró-Saúde realiza campanha de conscientização sobre a importância da higienização das mãos

Lavar as mãos é um ato de saúde, que pode prevenir doenças, além de garantir segurança e proteção, contribuindo, também, no ambiente das unidades hospitalares para o controle da infecção hospitalar. Por este motivo, a Pró-Saúde — Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar realiza, nesta semana, a campanha de conscientização de colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a importância deste gesto. O tema da ação é “mãos mais sabão refletem em segurança e proteção”.

Para o diretor da Pró-Saúde, Joaquim Fonsêca Junior, a ação se faz necessária para a promoção da prevenção em saúde, demonstrando, assim, que um simples gesto pode melhorar a qualidade de vida. “Queremos que nossos usuários e colaboradores compreendam de que maneira suas atitudes interferem na promoção de uma vida saudável”, comentou o diretor.

Nesta segunda-feira, 11 de maio, a equipe da Comissão de Comissão e Controle de Infecção Hospitalar, sob a coordenação da enfermeira Thainá Gomes, iniciou mobilização com a distribuição do símbolo da campanha (uma mão adesiva), contendo a frase pergunte-me se já lavei as mãos. Os colaboradores da Unidade de Pronto Antendimento Anatólio Dias Carneiro e do Hospital Municipal de Araguaína já receberam o item e o utilizarão como crachá durante toda a semana.

Ao fomentar o processo de higienização das mãos, a Pró-Saúde busca mobilizar as pessoas para o controle da disseminação de microrganismos infecciosos. O desejo da entidade é que, ao final da semana, os participantes se conscientizem da importância da adesão ao hábito de higienização das mãos na rotina diária.

No caso das unidades gerenciadas pela entidade no Tocantins, a Pró-Saúde busca diminuir efetivamente os casos de enteroenfecções nosocomiais, que são as principais formas de manifestação da doença.

Ações

Até o dia 15 de maio a Pró-Saúde realiza diversas ações dentro da campanha de conscientização, com a apresentação de peça teatral no dia 14 de maio, entrega de folders educativos e palestras de orientação.

Para o colaborador está sendo realizado um concurso de frases, onde os participantes concorrem a um prêmio surpresa. Haverá, ainda, uma palestra que apresentará o resultado da atual flora microbiota do Hospital Municipal de Araguaína. Já no dia 15 haverá uma mobilização para que as pessoas higienizem as mãos.

A campanha de conscientização realizada pela Pró-Saúde conta com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde