Agência Pará – Hospital Regional do Baixo Amazonas leva profissionais a congresso médico

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar é apoiadora do 18º Congresso Médico Amazônico, que ocorre até quarta-feira (27) no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O evento tem três mil inscritos, e entre eles estão profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que participam de palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos.

O coordenador da Oncologia do HRBA, Marcos Fortes, presidiu conferência sobre A Comunicação Estratégica de Risco na Saúde, nesta segunda-feira (25). Para o médico, a inclusão de Santarém no contexto regional e nacional é um grande avanço. “Isso não era uma realidade. Estávamos fora do contexto nacional, mas hoje estamos completamente inseridos, inclusive participando de aulas, palestras e conferências”, diz.

Ao longo do evento, diferentes temas serão abordados para a atualização dos profissionais da saúde. Somente os profissionais do HRBA vão apresentar doze trabalhos científicos no congresso. “A participação de alunos e médicos do binômio Uepa/ HRBA é de fundamental importância para a troca de conhecimentos científicos e experiências pessoais, contribuindo para o melhoramento profissional de todos e ainda buscando soluções para os problemas de saúde da nossa população”, explica a cancerologista Kalysta Borges.

O oncologista Carlos Hummes será um dos palestrastes do evento. Ele vai falar sobre Os Avanços em Imuno-Oncologia, na quarta-feira (27). “Esse é o ramo da oncologia que provavelmente vai ser o nosso futuro. Acredito que em breve, talvez nos próximos dez a 20 anos, vamos ouvir falar muito menos de quimioterapia e ouvir só basicamente de tratamentos imunológicos. É uma revolução fantástica e por isso escolhi esse tema”, defende.

Para o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, participar de forma tão abrangente do Congresso Médico Amazônico 2016 mostra o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelo hospital no oeste do Pará. Dessa maneira, os resultados se tornam referência para toda a região Norte do país. “Na parte médica, vamos apresentar os trabalhos desenvolvidos e os resultados obtidos na unidade. Vamos participar, também, compartilhando as experiências do HRBA que podem ser usadas em outros hospitais, como uma referência de gestão e de alcançar bons resultados que trouxeram para a população uma assistência de qualidade, segura e cada dia mais resolutiva”, finaliza.

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade administradora de nove hospitais no Pará, é uma das apoiadoras do evento. Nesta segunda-feira (25) ocorre o I Simpósio do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, que foi aberto com a palestra Gestão Hospitalar por Organização Social em Saúde (OSS), ministrada pelo diretor de operações da entidade, Jocelmo Pablo Mews.

O HRBA é uma unidade pública de saúde, pertencente ao Governo do Pará, que atende uma população superior a 1,1 milhão de pessoas localizadas em 20 cidades do oeste do estado. O hospital vem, nos últimos anos, recebendo diversos reconhecimentos nacionais. O último veio no fim de março, em uma publicação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que apontou o HRBA como o único hospital público da região Norte a atingir os mais altos padrões de qualidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde