Agência Pará – Hospital Regional de Altamira é certificado por excelência no atendimento

Compromisso com a qualidade na prestação de serviço, a fim de aumentar a segurança do paciente. Esse é o requisito essencial para que uma instituição de saúde receba o certificado concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Situado no município de Altamira, no oeste do Pará, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foi certificado com a acreditação máxima, ONA 3 – Acreditado com Excelência.

Segundo o médico Péricles Góes da Cruz, assistente de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação, a certificação é um estímulo para que os hospitais busquem a qualidade no atendimento ao paciente. Ele ressaltou que é comum ver, nos veículos de comunicação, situações em que o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) não é bem atendido. Para que essa realidade seja transformada, o processo de certificação da ONA incentiva os hospitais para que busquem sempre oferecer o melhor serviço à população.

“A nossa preocupação é melhorar o processo de qualidade dos hospitais, promovendo um atendimento com excelência, e que isso se reflita na segurança do paciente”, frisou Péricles da Cruz.

O reconhecimento na ONA, com a certificação máxima, significa que o Hospital da Transamazônica cumpre todos os processos exigidos ao bom atendimento.

A equipe da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, credenciada pela ONA, avaliou a qualidade dos serviços de saúde prestados pelo Hospital Regional de Altamira, com ênfase na segurança do paciente e do funcionário.

Para Edson Primo, diretor geral do HRPT, a certificação é o reconhecimento de que é possível fazer saúde pública com eficiência e qualidade. “O compromisso com uma oferta de serviços de excelência é o nosso foco na unidade. Nossos colaboradores dedicam-se para que os processos sejam cumpridos e, assim, o resultado garanta o bem estar e a segurança dos nossos pacientes”, afirmou o diretor.

Dentro dos padrões – Situado na Amazônia Legal, o HRPT foi, em 2010, o primeiro hospital público das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a receber uma certificação da Organização Nacional de Acreditação, entidade não governamental e sem fins lucrativos, fundada em 1999, cujas avaliações seguem padrões estabelecidos pelas normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.

O Hospital Regional de Altamira já havia sido certificado como ONA 2 – Acreditado Pleno, em 2012. A primeira certificação da unidade foi em 2010, com a certificação ONA 1 – Acreditado. Agora, atingiu a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência.

Na avaliação dos auditores, as certificações são concedidas somente às unidades hospitalares que atendem a criteriosos processos de segurança do paciente e do funcionário, e que mantêm uma gestão integrada.

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Sespa, o Hospital Regional Público da Transamazônica completará 10 anos de funcionamento em dezembro deste ano.

Oferecendo atendimento gratuito à população, o hospital é referência para cerca de 600 mil habitantes dos nove municípios da Região de Integração Xingu (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde