Portal News – Hospital Municipal realizará cirurgias com uso de câmera

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes passará a realizar cirurgias ginecológicas por videolaparoscopia, tratamento indicado para casos cirúrgicos de endometriose, em aproximadamente 45 dias. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, durante o 1º Fórum Municipal de Conscientização sobre a Endometriose, realizado na noite da última quinta-feira, no auditório Manoel Bezerra de Melo, o Bezerrão na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
Organizado pelo Grupo Impacto Feminista, o fórum faz parte das atividades da Semana Municipal de Conscientização da Endometriose, criada por meio da Lei 7.067/15, de autoria dos vereadores Juliano Abe (PSD) e Cláudio Miyake (PSDB). Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde também promoveu uma palestra sobre a doença no Hospital Municipal e distribuiu folders com informações sobre sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose.
“Nesta área, conseguimos um grande avanço a partir da inauguração do Hospital Municipal e com o início das cirurgias ginecológicas, até então realizadas somente fora de Mogi das Cruzes. Desde o ano passado, o Hospital Municipal já realizou 27 cirurgias de endometriose e 80 exames de histeroscopia com finalidade diagnóstica”, informou Cusatis.
A endometriose acontece quando mucosa que reveste a área interna do útero cresce em outras partes do corpo, como se fosse um ferimento, em geral na região pélvica, fora do útero, ovários, intestino, bexiga entre outros órgãos. Entre os principais sintomas da doença, estão dor menstrual, que pode ter início antes mesmo da menstruação e perdurar por um longo período, incluindo dor lombar e dor abdominal; dor na relação sexual; dor na movimentação intestinal ou durante a micção, geralmente mais forte no período menstrual; sangramento excessivo, seja durante a menstruação (menorragia) ou entre os períodos menstruais (menometrorragia); e infertilidade. 
A severidade dos sintomas não está relacionada à extensão da doença. Algumas mulheres com endometriose mínima podem apresentar quadros de dor severa, e aquelas com endometriose severa podem apresentar quadros de dor leve ou até mesmo não apresentar qualquer um dos sintomas.
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde