Portal do Governo do Estado do Espírito Santo – Online – Espírito Santo – Hospital estadual promove atividades no Dia Mundial da Saúde

Movimente-se! Esta é a palavra de incentivo destinada aos colaboradores, pacientes e acompanhantes do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, nesta quinta-feira (7), data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde. O objetivo é alertar as pessoas sobre as vantagens de agir preventivamente. 
 
Hoje, ao longo do dia, tem ginástica laboral nas unidades assistenciais e no setor administrativo, além de dicas de nutricionistas no auditório e num espaço montado próximo ao refeitório. 
 
Ontem, as equipes assistenciais e de fisioterapia do hospital também orientaram os colaboradores sobre a importância da prática de exercício físico. Todos foram estimulados a parar por dez minutos para fazer alongamento corporal.
 
Segundo o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão, o exercício físico melhora a qualidade de vida e facilita, inclusive, o desempenho das funções diárias. “É importante fazer uma pausa, respirar e alongar. Além de agir como benefício para a mente, a prática de exercício evita lesões por esforços repetitivos’’. 
 
A psicóloga Priscila Saiter Assis ressaltou que o exercício físico é um mecanismo de alívio das tensões do dia a dia, principalmente no âmbito do trabalho. “O ato de exercitar o corpo é relevante também para o aumento da autoestima e para a melhora da qualidade de vida psíquica e emocional”. 
 
Além da ginástica laboral realizada em todos os setores, o público interno do Hospital Estadual de Urgência e Emergência recebeu orientações sobre a quantidade de gordura que existe nos alimentos. A equipe da Nutrição falou sobre a importância de ter uma alimentação saudável, evitando os fast foods e biscoitos recheados, entre outros alimentos. 
 
A mobilização em comemoração ao Dia Mundial da Saúde faz parte dos programas de humanização que estão sendo implantados no hospital.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde