Prefeitura de Mogi das Cruzes – Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebe Selo de Qualidade da ONA 1 – Acreditado

O prefeito Marco Bertaiolli recebeu, na noite de terça-feira (22/03), no Theatro Vasques, o Selo de Qualidade outorgado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) ao Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. O ONA 1 – Acreditado é concedido somente às unidades de saúde que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas, incluindo aspectos assistenciais, aspectos estruturais e processos de trabalho. A certificação é sinônimo de qualidade e segurança aos pacientes.

O Brasil possui 6.062 hospitais registrados junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), sendo 5.035 hospitais gerais e 1.027 hospitais especializados. Atualmente, 245 hospitais são certificados pela ONA em todo o país, dos quais apenas 65 possuem o selo ONA 1 – Acreditado, mesma graduação conferida ao Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. 

O Hospital Municipal entrou em operação em junho de 2014 e em abril do ano seguinte já estava com funcionamento pleno, incluindo o Centro Cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Essa certificação de qualidade, em tão pouco tempo de funcionamento, demonstra que estamos no caminho certo, não apenas pelo investimento financeiro, que é de fundamental importância, mas pelo carinho e pelo cuidado com o próximo”, afirmou o prefeito.
Para conquistar o Selo de Qualidade ONA 1 – Acreditado, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi avaliado pela Fundação Vanzolini em dezembro do ano passado, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e do Manual Brasileiro de Acreditação. “As normas técnicas aplicadas garantem a segurança e a qualidade dos serviços destinados aos pacientes em todos os setores, desde o Pronto Atendimento Infantil 24 horas, Ambulatório da Mulher, Ambulatório de Especialidades, Internação e Centro Cirúrgico”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis que, na abertura do evento, fez uma completa apresentação da evolução do SIS – Sistema Integrado de Saúde.
Alguns procedimentos e protocolos que impulsionaram a qualificação foram: Implantação do Protocolo de Prevenção de Risco; Implantação do Protocolo de Cirurgia Segura; Implantação da Equipe Multidisciplinar; Plano Terapêutico; Implantação da Classificação de Risco no Pronto Atendimento (PA); Time de Resposta Rápida (TRR); Criação do Núcleo de Qualidade de Segurança do Paciente (NQSP); Gestão Ambiental / Sustentabilidade.
Para o diretor operacional da Pró-Saúde, organização social responsável pelo gerenciamento do Hospital Municipal, a certificação é apenas uma parte dos trabalhos. “É uma caminhada árdua e sem fim a busca pela qualidade e o processo de melhoria dentro de uma instituição hospitalar, mas em Mogi das Cruzes estamos conseguindo alcançar graças a um belíssimo trabalho em equipe”, afirmou Corrêa, que representou a Pró-Saúde ao lado do vice-presidente Dom Hugo da Silva Cavalcanti. Entre outras autoridades presentes estavam o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Francisco Bezerra, o coordenador de Acreditação da Fundação Vanzolini, Osnir Simonatto, e o diretor-financeiro da ONA, André Ruggiero.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde