Portal News – Hospital Municipal recebe certificado de qualidade

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, localizado em Brás Cubas, foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como ‘Acredidato’ – ONA 1. A certificação é concedida para as instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.
A informação foi divulgada na manhã de ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) durante a entrega das novas instalações da Unidade Básica de Saúde de Brás Cubas.
“Nós temos mais de 5,5 mil unidades de saúde no Brasil e apenas 200 delas possuem certidão de qualidade nos seus processos. Isso porque a ONA fiscaliza desde a limpeza no banheiro até a operação que o médico executa no centro cirúrgico, para saber se todos os procedimentos estão 100% dentro dos padrões, pois isso obviamente traduz-se em segurança para o paciente e resolutividade. E para nossa felicidade o Hospital Municipal foi certificado com a ONA1 e nós entramos para este seleto hall”, disse o chefe do executivo. 
O Secretário Municipal de Saúde, Marcello Cusatis, por sua vez, destacou que para o próximo ano a meta é atingir a certificação de Nível 2 , denominada “Acreditado Pleno”.
“A ONA é uma exigência da Prefeitura. Eles (a organização social que administra o Hospital Municipal) vão ter que obter a ONA 2 até o ano que vem. Se não conseguir, ocorrerá 10% de corte no repasse. E a ONA 3, que é a ultima, deve vir até o final do contrato, em 2018”, comentou. 
A acreditação ONA 2 é destinada para as instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre todas as atividades, como processo de compras e qualificação de fornecedor, por exemplo. Já a ONA 3 tem como principio a “excelência em gestão”. 
A avaliação para a concessão das acreditações é realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação, bem como o Manual Brasileiro de Acreditação. O procedimento ocorre após a própria organização ou entidade demonstrar interesse em ser avaliada. 
Evento
A cerimônia de entrega do Selo de Qualidade outorgada pela ONA ao Hospital Municipal de Mogi das Cruzes será realizada na próxima terça-feira (22), às 19 horas, no teatro Vasques.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde