Agência Pará – Mulheres em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas recebem homenagens

A terça-feira (8) foi especial para 145 mulheres que realizam tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém. No Dia Internacional da Mulher, elas foram homenageadas com flores e um cartão. A ação faz parte do projeto “Mulher, flor de ouro!”, do Comitê de Humanização do hospital, e contou com a colaboração de pessoas que doaram as flores. “Isso é o que faz a gente ter vontade de viver mais e mais, o carinho e o amor das pessoas”, disse emocionada a paciente Maria Verônica Lobato.

As doações foram feitas no sábado (5), no Paraíso Shopping Center e no Rio Tapajós Shopping. Foram montados dois quiosques nos quais as pessoas adquiriram as flores e escolheram, dentre os nomes das mulheres em tratamento, para qual a homenagem seria enviada, junto com uma dedicatória.

A presidente do Comitê de Humanização, Karina Cunha, acredita que atitudes como essas auxiliam no tratamento dos pacientes. “O projeto, além de presentear com uma rosa as mulheres em tratamento, tem como objetivo ajudá-las a manter o pensamento positivo, aumentar a confiança e autoestima, recebendo mensagens de motivação através de pessoas desconhecidas. Também resgata o amor e respeito ao próximo, permitindo que pessoas presenteiem a quem nem conhecem”, diz.

Maria Zélia Marinho realiza sessões de hemodiálise há nove meses no HRBA. Ela conta que nem esperava receber essa homenagem. “Eu achei linda a atitude. Queria dizer muito obrigada para a pessoa que me deu essa flor. Que Deus a ajude e dê muitos anos de vida”, falou a paciente. Outra mulher homenageada foi a paciente oncológica Francisca Costa. “É muito bacana essa atitude. Aproxima as pessoas e nos deixa mais feliz, ainda mais aqui no hospital, que atende muito bem todo mundo”, apontou.

Durante todo o dia, integrantes do Comitê de Humanização fizeram as entregas. As pacientes dos setores de oncologia e hemodiálise receberam flores naturais. As internadas nas clínicas ganharam flores artificiais, por conta da restrição do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). “Eu agradeço a Deus, primeiramente, e a todos os colaboradores desse hospital. Há três anos eu estou lutando. Já venci um câncer de mama e agora estou enfrentando um câncer de tireoide. Todas as vezes que cheguei aqui eu fui bem atendida, nunca voltei para casa sem atendimento”, conta Maria Verônica.

O projeto aconteceu pela primeira vez este ano e, pelo sucesso e grande participação popular, promete se repetir em outras ocasiões. “É uma forma de valorizar, motivar e incentivar as mulheres a continuar o seu tratamento para conseguir a cura ou, ao menos, amenizar a sua dor durante este tempo de internação no hospital. É uma causa muito nobre e nós aproveitamos para agradecer a todos que participaram e colaboraram, que doaram as flores às mulheres que realizam o tratamento aqui”, agradeceu o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Público e gratuito, o Hospital Regional do Baixo Amazonas é certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como instituição de excelência. Sua administração é feita pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde