Band – Rio celebra o Dia Internacional da Mulher

Como muitos sabem, nesta terça-feira (8), é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e para celebrar a data, o Rio de Janeiro ganhou uma programação especial. De discussões sobre saúde e zika vírus a oferta de serviços, as mulheres cariocas e fluminenses são as personagens principais deste dia marcado pela luta por liberdade.

Na Central do Brasil, a unidade móvel do projeto “Mulher, viver sem violência” promove até às 16h ações e oferece serviços gratuitos como assistência social, jurídica e psicológica às homenageadas do dia. Atrações culturais como exibição de curtas-metragens, danças e músicas também farão parte da ação.

Já na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), um debate sobre a importância da luta contra o Aedes Aedypti será feito no Palácio Tiradentes, reunindo deputadas estaduais e secretários da Secretaria estadual de Saúde. Aberto ao público, o evento é uma oportunidade principalmente para que as gestantes e seus parceiros esclareçam dúvidas sobre o zika vírus e a microcefalia.

Na Zona Norte, no Posto de Atendimento Médico (PAM) de Cavalcanti, uma ação social presenteará as mulheres com diversos serviços de estética e saúde, como avaliação dermatológica. Além do serviço, serão debatidos temas como violência doméstica, os direitos da mulher e o mercado de trabalho. E não para por aí. Até as 17h, o público poderá conferir apresentações de teatro e música.

No Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, na Região Metropolitana, as funcionárias poderão conferir uma palestra sobre a saúde da mulher. Em outros hospitais estaduais como o Adão Pereira Nunes, Carlos Chagas, Getúlio Vargas e Anchieta, assim como no Instituto Estadual do Cérebro, no Centro do Rio, uma homenagem será feita às trabalhadoras, com distribuição de diploma as reconhecendo como “Mulher do Ano”.

O projeto Roteiros Geográficos do Rio vão promover caminhadas na parte mais charmosa do Centro do Rio nesta terça-feira. O passeio contará contarão com explicações históricas sobre o Rio Antigo, da nova Praça Mauá à Região Portuária, e chegando ao Cais e Jardins Suspensos do Valongo, sempre lembrando das personagens femininas da época. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde