Prefeitura de Mogi das Cruzes – Dia Internacional da Mulher será lembrado com diversas ações na Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde está preparando uma série de eventos para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Nesta terça-feira (08/3), às 9 horas, será realizado um café da manhã para as gestantes do Programa Mãe Mogiana. No Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, haverá consultoria de beleza para colaboradoras e distribuição de brindes para pacientes, numa ação preparada em parceria com a Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes. 

Para informar e promover o diagnóstico precoce da osteoporose, entre os dias 7 e 11 de março serão realizadas orientações e distribuição de folders sobre a doença na sala de espera do Pró-Mulher. O mesmo trabalho será feito em todas as unidades de saúde ao longo do mês de março. As ações fazem parte da Semana Municipal de Prevenção e Controle da Osteoporose, outro evento realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, conforme a lei municipal nº 5.280/2001. 

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos e caracteriza-se pela diminuição da quantidade de massa óssea, desenvolvendo ossos fracos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos às fraturas. A osteoporose impacta diretamente na qualidade de vida do paciente, já que existe a tendência de fraturas devido à perda da resistência óssea. 

Entre os fatores de risco para a osteoporose estão: sexo feminino; pessoas de pele branca, baixas e magras; maior de 65 anos (ambos os sexos); história materna de fratura ou osteoporose; menopausa precoce (antes dos 40 anos); tratamento crônico com anticonvulsivantes ou corticoides; doença reumática, especialmente artrite reumatoide; climatério/menopausa; hipertireoidismo ou hormônio tireoidiano em excesso; tabagismo; alcoolismo; sedentarismo; imobilização prolongada (pessoas acamadas ou em cadeira de rodas); dieta pobre em cálcio e vitamina D e baixo peso.

Na Rede Municipal de Saúde, as pessoas que precisam de atendimento são encaminhadas para o Ambulatório da Osteoporose, que funciona no Pró-Mulher 1, no bairro do Mogilar. Os encaminhamentos são feitos pelos ginecologistas ou clínicos gerais com base nas queixas dos pacientes ou exames alterados. 

Para prevenção e controle, algumas dicas nutricionais são fundamentais: 

– Adotar uma alimentação rica em cálcio: leite e derivados, folhas verdes escuras, feijão, ervilha, gema de ovo, mariscos, grão de bico, feijão branco e sardinha fresca.
– Consumir alimentos ricos em vitamina D: óleo de fígado de peixe, gema de ovo, manteiga, queijos, salmão, atum e sardinha.
– Consumir alimentos riscos em vitamina C: acerola, goiaba, laranja, limão, abacaxi, batata e caju, entre outros.
– Tomar sol diariamente por aproximadamente 15 minutos.
– Praticar atividades físicas.
– Evitar bebida alcoólica, alimentos ricos em cafeína (café, chá mate, chocolate e refrigerante) e o consumo exagerado de alimentos gordurosos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde