O Impacto – Hospital Regional atende toda demanda de câncer infantil da região

Ao ser diagnosticado com câncer infantil, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) na região do Oeste do Pará já inicia o tratamento. É que com a atuação do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) o serviço cobre toda a demanda permitindo assim o atendimento imediato. Sem filas de espera, a unidade oferece tratamento especializado em câncer infantil desde 2013. Inclusive, em 2015 o hospital foi premiado junto à rede Ronald McDonald House Charities (RMHC), em Chicago (EUA), por conta do programa Diagnóstico Precoce, desenvolvido entre os anos de 2013 e 2014 no município de Santarém, em parceria com as secretarias municipal e estadual de saúde.

O diagnóstico precoce amplia as chances de cura no tratamento do câncer infantil. O tema foi lembrado ontem, 15/02, que é o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. Segundo o coordenador de oncologia do HRBA, Marcos Fortes, a unidade de saúde localizada em Santarém tem proporcionado uma qualidade de vida muito maior para os moradores da região Oeste do Pará que precisam de tratamento. “Se antes era complicado para adultos realizarem tratamento fora, imagine para crianças que necessitam de mais cuidados porque são vulneráveis. Isso tinha um impacto social muito grande. Também, realizar o tratamento junto com adultos era muito complicado, porque são necessidades completamente diferentes, não só no aspecto médico, mas no aspecto psicológico e social”, conta.

Com seis anos, C. B. está em tratamento contra uma leucemia há seis meses. A avó conta como tem sido o tratamento. “Ele estava no Pronto Socorro Municipal, mas não conseguiram descobrir o que ele tinha e o encaminharam para cá. Chegando aqui, a equipe realizou vários exames e descobriram que ele tinha leucemia. Em seguida ao diagnóstico, iniciou o tratamento. Hoje ele está muito bem, graças a Deus. Tem respondido bem às sessões de quimioterapia e tem evoluído”, diz a avó do menino, Maria do Carmo Brandão.

O empenho e a capacitação fornecida pelo HRBA são fundamentais para agilizar o procedimento e diminuir o tempo de espera que, consequentemente, reduz a mortalidade infantil causada pelo câncer, que se tornou a principal causa de óbito no Brasil (7% do total) entre jovens de 0 a 19 anos de idade. “Foi iniciado o serviço de oncologia pediátrica no hospital para absorver as crianças com suspeita de câncer infanto-juvenil e realizar o tratamento especializado para os casos confirmados, o qual está se consolidando e se tornando referência para a região da Amazônia”, diz a oncologista pediátrica Alayde Vieira Wanderley.

No Hospital Regional do Baixo Amazonas estão em tratamento contra o câncer 38 crianças e adolescentes. Do total, 44% são de leucemia, 21% encéfalo e 6% renal. A unidade de saúde se destaca por fornecer tratamento imediato após o diagnóstico da doença ser confirmado.

Casos

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo no Brasil, nas últimas quatro décadas. Hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente. Sendo, os tumores mais frequentes em crianças e adolescentes são as leucemias e os do sistema nervoso central e linfomas. A previsão é de que cerca de 12.600 novos casos da doença sejam detectados no Brasil em 2016, sendo que 1.210 serão no Norte do país, segundo o Inca.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde