Governo do Estado de Espítrito Santo - Detran e HEUE promovem campanha de conscientização no Carnaval | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Na Mídia

Governo do Estado de Espítrito Santo - Detran e HEUE promovem campanha de conscientização no Carnaval

 

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), iniciou, nesta quinta-feira (04), a campanha de conscientização “Divirta-se com responsabilidade’’, em alerta ao Carnaval. Pela manhã, a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) entregou aos colaboradores folhetos com orientações sobre os cuidados com a saúde e a importância de doar sangue. Atravessar na faixa de pedestre, usar cinto de segurança e capacete também fizeram parte da lista de recomendações. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) disponibilizou para a campanha do hospital, folhetos com orientações para pedestres, motociclistas e condutores.

Os pacientes e acompanhantes do HEUE também foram orientados pela equipe de Enfermagem nas recepções de atendimentos. A enfermeira da Educação Permanente, Flávia Lyrio, despertou a atenção dos pacientes sobre os cuidados necessários com a saúde, alimentação, mistura proibida de volante e direção, além da necessidade de voluntários para doação de sangue. “Em função do crescimento de acidentes no trânsito, a demanda de bolsas de sangue aumenta nos hospitais. Portanto, é relevante conscientizar e incentivar a sociedade sobre doação de sangue’’, alertou a enfermeira.

Para Rachel Saldanha de Oliveira, vendedora, que acompanha o pai em um exame, a iniciativa do HEUE é importante, pois o ato de doar sangue é capaz de salvar vidas, inclusive de pessoas desconhecidas.

“Há aproximadamente 15 anos que sou doadora de sangue. A iniciativa de doar sangue aconteceu quando uma amiga necessitou. Procuro sempre doar sangue e incentivo quem conheço a fazer o mesmo’’, enfatiza a vendedora.

Nesta sexta-feira (05) os acompanhantes vão receber as mesmas orientações na Reunião de Acolhimento, que acontece as sextas-feiras, a partir das 14h, no auditório da instituição.

 

Quem pode doar sangue:

É necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento original com foto, pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

<< voltar