Segundo a Pró-Saude, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h do Mirante e São Benedito realizaram 243.127 atendimentos em 2015. Os dados foram divulgados nesta semana e fazem parte de um balanço geral dos serviços prestados aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
As UPAs são mantidas pela Prefeitura de Uberaba e administradas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde o dia 1º de janeiro de 2015.
O relatório também mostra que, em 2015, foram realizados nas duas unidades 336.219 exames laboratoriais. No ano, foram feitas 7.769 internações. A OS informa também, em release distribuído à imprensa, que os 376 colaboradores que atuam nas UPAs passaram por 6.911 horas de treinamento realizadas ao longo do ano. O relatório aponta, ainda, que as unidades realizaram 4.561 transferências de pacientes.
A Pró-Saúde, em pesquisas que mediram a satisfação dos usuários, informa que os índices são altamente positivos, já que 91% dos usuários considera positivo o atendimento, ainda segundo a OS, em relatório do Conselho Regional de Medicina (CRM-MG), emitido no mês de novembro, a avaliação das UPAs é totalmente satisfatório, dispondo de materiais e medicamentos para o atendimento de urgência e emergência, atestando plenas condições prediais, materiais e de pessoal das unidades. Finaliza, destacando que “os pacientes são devidamente assistidos”.
Investimentos
Informa também que durante o ano implantou novos projetos para aprimorar o atendimento oferecido ao paciente das UPAs do Mirante e São Benedito. Um deles foi o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). A iniciativa busca medir o nível de satisfação dos pacientes e também ouvir sugestões, elogios e críticas.
Outra medida adotada nas unidades foi a implantação da classificação de risco automatizada por meio de software(permitindo prestar atendimento imediato para pacientes graves e urgentes), em conformidade com o Protocolo de Manchester. As duas unidades realizam capacitação constante dos profissionais para aplicar a correta classificação de risco de pacientes, que é definida pela Sociedade Brasileira de Classificação de Risco.
Em unidades de urgência e emergência, a Classificação de Risco é um indicador que o médico utiliza para definir os pacientes que precisam de atendimento prioritário.
Infraestrutura e campanhas
Ao longo de 2015, as UPAs Mirante e São Benedito também passaram por uma série de reparos para melhorar a qualidade dos serviços e o ambiente das unidades.
As unidades receberam câmeras de vídeo-monitoramento e grades em janelas e vias de acesso para otimizar a segurança nas duas UPAs. As áreas de segurança foram sinalizadas e demarcadas.
Atendimento das UPAs
2015 |
UPA São Benedito |
UPA Mirante |
Total |
|
Atendimentos realizados |
117.446 |
125.681 |
243.127 |
|
Exames realizados |
166.031 |
170.188 |
336.219 |
|
Internações |
3.889 |
3.880 |
7.769 |
|
Transferências efetivadas |
2.373 |
2.188 |
4.561 |
|
Percentual médio de satisfação do usuário |
90% |
91% |
91% |
|
Treinamentos (horas) |
4.186 |
2.725 |
6.911 |
|
Total de Colaboradores |
194 |
182 |
376 |
A OS ainda aponta outras melhorias realizadas em 2015
· Manutenção preventiva e corretiva de autoclave, raios-X e Negatoscópio;
· Uniformes para todas as equipes assistenciais e corpo clínico;
· Reforma nos postos de enfermagem e consultórios;
· Instalação de novo tanque de oxigênio;
· Aquisição de armários para os colaboradores;
· Sinalizações e demarcações de áreas de segurança;
· Pintura interna e externa nos prédios das UPAs;
· Aquisição de cadeira de rodas;
· Implantação de projetos como musicoterapia para pacientes;
· Instalação de filtros de água;
· Capacitação dos colaboradores em urgência e emergência por meio do Curso de Urgência e Emergência;
· Demarcações de poltronas para organização das salas de medicação;
· Campanha de Higienização das Mãos para conscientização de toda a equipe e segurança na assistência prestada;
· Instalação de grades em janelas e vias de acesso para otimizar a segurança nas unidades.
· Serviço de Engenharia Clínica com finalidade de realização de manutenção corretiva e preventiva e calibração de todos os equipamentos utilizados na assistência ao paciente;
· Aquisição de enxovais para uso dos pacientes;
· Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGRSS);
· Implantação de Comissões: Óbitos, Prontuário, Padronização, Humanização, CIPA, Perfuro-Cortante.